Relacao Artista Espectador
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Pigment pur e o Corpo da côr: prática pós-pictórica e transmodernidade.
Resumo Este artigo analisa uma incidência quase contemporânea da prática pós-pintura - o uso de pigmento bruto -, utilizada pelo artista neo-avant-garde francês Yves Klen e pelo artista brasileiro Hélio Oiticica. O uso de pigmento bruto por ambos artistas foi condicionado por uma relação autoconsciente com a história da arte modernista e do monocrom
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
2. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos
Resumo: Este texto apresenta uma abordagem da presença do artista como relação, propondo um olhar sobre o corpo e sobre o deslocamento da noção de presença como uma atribuição prévia do artista, possibilitando a atenção ao que emerge no encontro entre corpos, no aqui e agora. O público é considerado como interlocutor ativo e o artista como aquel
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
3. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
-
4. Pausa, Presença, Público: da Dança- Teatro à Performance-Oficina
RESUMO O texto discute a tendência à paragem ou pausa dinâmica na cena contemporânea como uma busca por sintonia somática, numa atitude de contracultura e transformação. Em meio ao império do signo e do simulacro, a paragem ativa o fluxo interno e as conexões coletivas rumo à presença e inte(g)ração criativa com o meio. A partir de uma revisão
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
-
5. Comunicação estética na arte contemporânea: mediação e institucionalidade / Aesthetic communication in contemporary art: mediation and institutionality
Este texto reflete sobre os processos de comunicação constituidores da relação obra-espectador, tratando a mediação em sua forma ampliada. A recepção de uma obra se organiza por inúmeros canais comunicativos equivalentes aos vários modos possíveis de sua presença. Esses vetores são permeados por fatores que envolvem o público a partir do ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
6. Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77 / Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77
Uma parada - Antonio Manuel - Entre os artistas contemporâneos no Brasil nos anos 60 e 70, acreditamos que Antonio Manuel foi o que guardou um profundo mistério na sua produção. Mesmo ao ser censurado, trilhou sua trajetória e, aos poucos, ocupou um espaço suficiente para causar uma inversão da representação e encontrar um caminho errático que o fi
Publicado em: 2007
-
7. The third body : a dialogue between body and vestments / O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo
A criação do figurino/vestimenta para a performance, forma de expressão escolhida para esta proposição de trabalho, foi o subsídio para esta dissertação de mestrado, tendo todo seu processo documentado. O foco está no processo de criação, o qual poderá contribuir para futuros trabalhos que envolvam a criação de figurinos, seja para o teatro, a
Publicado em: 2007
-
8. The faraway near, the near far away : elaboration of imaginary space in Guignard s landscapes / O distante proximo, o proximo distante : a elaboração de um espaço imaginario nas paisagens de Guignard
O trabalho analisa as paisagens imaginantes de Alberto da Veiga Guignard, verificando a sua importância a partir dos anos 90 e, principalmente, no contexto de sua produção. A proposta é compreender esse conjunto de obras tanto em sua qualidade plástica quanto contextual, dialogando com as observações da época e a crítica mais recente. Assim, a prese
Publicado em: 2007
-
9. Cildo Meireles: espacialidades de comunicação / Cildo Meireles: spatialities of communication
Tendo em vista o conceito de espacialidade entendido como a caracterização sígnica que o espaço assume e como suporte para as possíveis visualidades estabelecidas, esta investigação objetiva refletir sobre os procedimentos de construção do espaço/espacialidade na obra do artista brasileiro Cildo Meireles. A abordagem teórica adotada como parâmetr
Publicado em: 2006
-
10. THE PLACE OF THE PARTICIPATING SPECTATOR IN LYGIA CLARK´S AND HÉLIO OITICICA´S WORK / O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA
O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre a obra de arte, o artista e o espectador a partir da produção de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Esses dois artistas foram escolhidos como objeto de estudo por terem direcionado sua pesquisa no sentido de incluir o espectador como agente modificador e até mesmo criador da obra de arte. Ambos são
Publicado em: 2004