Realidade Virtual Imersiva
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Applicability of an immersive virtual reality system to assess egocentric orientation of older adults
Resumo Antecedentes A orientação espacial é um domínio cognitivo frequentemente comprometido em pacientes com doença de Alzheimer (DA) e pode ser uma das suas primeiras manifestações clínicas. Alguns estudos demonstraram que a integração alocêntrica com informações espaciais egocêntricas parece prejudicada nessa patologia. Não há um consenso
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Publicado em: 2023
-
2. Realidade virtual como ferramenta de intervenção para os membros superiores na doença de Parkinson: série de casos
RESUMO A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa na qual ocorre a perda dopaminérgica na região dos núcleos da base. Uma das principais queixas associadas à DP são os déficits motores dos membros superiores (MMSS) frequentemente relatados em dificuldades para realizar as atividades de vida diária (AVDs), podendo interferir negativa
Fisioterapia e Pesquisa. Publicado em: 2022
-
3. Comparação da resposta hemodinâmica entre terapia convencional e realidade virtual em pacientes com insuficiência cardíaca internados na unidade de emergência
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a resposta aguda de parâmetros hemodinâmicos de acordo com o uso de realidade virtual (RV) semi-imersiva e terapia convencional (TC) em indivíduos internados no serviço hospitalar de emergência por insuficiência cardíaca (IC). Trata-se de estudo de viabilidade com 11 indivíduos submetidos a sessõ
Fisioterapia e Pesquisa. Publicado em: 2022
-
4. Duas Novas Tarefas de Realidade Virtual para Avaliação da Orientação Espacial: Resultados Preliminares de Tolerabilidade, Sensação de Presença e Usabilidade
Resumo A orientação espacial é um domínio cognitivo freqüentemente comprometido na doença de Alzheimer e pode ser um dos primeiros sintomas manifestados. Objetivo: Este artigo descreve os resultados de tolerabilidade, sensação de presença e usabilidade de duas tarefas imersivas de realidade virtual para avaliação da orientação espacial, utiliza
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 2018-06
-
5. Treinamento com Nintendo Wii na reabilitação do equilíbrio postural e mobilidade de indivíduos com Doença de Parkinson: uma revisão sistemática
Resumo Introdução: A instabilidade Postural altera o controle do equilíbrio em pacientes com Doença de Parkinson (DP) e diminui o risco de quedas quando comparado a idosos saudáveis. Vídeo games com realidade virtual não imersiva tem sido utilizados no processo de reabilitação de desordens neurológicas. Objetivo: Avaliar a eficácia do videogame
Fisioter. mov.. Publicado em: 2017
-
6. Efeitos do tratamento com realidade virtual não imersiva na qualidade de vida de indivíduos com Parkinson
O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos do tratamento com realidade virtual não imersiva na qualidade de vida de indivíduos com doença de Parkinson, antes e após o tratamento com aplicação do questionário da doença de Parkinson PDQ-39. Corresponde a um estudo experimental, do tipo ensaio clínico não controlado, de natureza quantitativa.
Rev. bras. geriatr. gerontol.. Publicado em: 2015-03
-
7. Imersão e presença nos jogos FPS: uma aproximação qualitativa
A pesquisa investiga os conceitos de imersão e presença nos jogos FPS (First-Person Shooters, Jogos de Tiro em Primeira Pessoa) a partir de uma perspectiva qualitativa. Realiza uma investigação tomando o fenômeno dos jogos FPS em duas décadas de sucesso na indústria dos jogos, dentro da qual observou-se transformações paradigmáticas que incluem map
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
-
8. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
-
9. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010
-
10. Using a not immersed virtual reality system as a tool for the hemiparetic upper limbs rehabilitation / Utilização de um sistema de realidade virtual não imersiva como ferramenta para a reabilitação de membros superiores de indivíduos hemiparéticos
Os Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE) representam, atualmente, a principal causa de incapacidades neurológicas e uma das doenças com maior índice de mortalidade e morbidade do mundo moderno. Entre os prejuízos que esta patologia provoca, se destaca a hemiplegia, distúrbio do movimento que limita ou impede a utilização do hemicorpo plégico em ati
Publicado em: 2008
-
11. Utilização de um sistema de realidade virtual não imersiva como ferramenta para a reabilitação de membros superiores de indivíduos hemiparéticos / Using a not immersed virtual reality system as a tool for the hemiparetic upper limbs rehabilitation
Os Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE) representam, atualmente, a principal causa de incapacidades neurológicas e uma das doenças com maior índice de mortalidade e morbidade do mundo moderno. Entre os prejuízos que esta patologia provoca, se destaca a hemiplegia, distúrbio do movimento que limita ou impede a utilização do hemicorpo plégico em ati
Publicado em: 2008
-
12. Modeling, simulation, and immersive visualization of wireless networks. / Modelagem, simulação, e visualização imersiva de redes sem fio.
Visualizações imersivas são muito valiosas para melhorar a compreensão de uma variedade de fenômenos físicos, que podem ser eventualmente modelados na forma discreta e simulados por computador. Dentre possíveis aplicações podemos utilizar a visualização imersiva como ferramenta pedagógica para percepção aumentada de tópicos complexos, ou como
Publicado em: 2008