Quadrinhos Animados
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade : jovens e fanfictions
O presente estudo, inspirado nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente voltado à história das práticas de leitura e escrita, tem como objetivo examinar algumas das transformações operadas nas práticas de escrita e leitura deflagradas com o surgimento dos computadores e da internet. As tecnologias da informação e comunicação da at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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2. Cultura pop japonesa e identidade social: os cosplayers de Vitória (ES)
Este estudo enfoca a identidade social formada a partir de um grupo de cosplayers do Estado do Espírito Santo. Os cosplayers são pessoas que se travestem com roupas de personagens de mangás (revistas em quadrinhos de origem japonesa), animes (desenhos animados de origem nipônica) e games diversos. Essa prática está suportada pela cultura popular japone
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2011-12
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3. Mangás e animes : sociabilidade entre cosplayers e otakus
O interesse pelo surgimento de um grupo aficionado pela cultura pop japonesa especialmente pelas histórias em quadrinhos (mangás) e pelos desenhos animados (animes) , me levou ao desenvolvimento dessa pesquisa na qual busco compreender a lógica da sociabilidade existente entre os consumidores dessas mídias tangenciando alguns conceitos caros à antropolo
Publicado em: 2009
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4. ConsideraÃÃes sobre sociedade e tecnologia a partir da poÃtica e linguagem dos quadrinhos de LourenÃo Mutarelli no perÃodo de 1988 a 2006
A proposta do presente trabalho à refletir a respeito das relaÃÃes entre tecnologia e sociedade no perÃodo contemporÃneo atravÃs da anÃlise das histÃrias em quadrinhos produzidas pelo artista LourenÃo Mutarelli, entre 1988 e 2006. Para tanto, pretende-se utilizar como base teorias e argumentos de autores sobre temas como modernidade, tecnologia, art
Publicado em: 2008
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5. Perspectivas para o jornalismo crítico de games
O objetivo desta dissertação é analisar o estágio atual do jornalismo de games e apontar novas perspectivas para sua abordagem crítica. Mesmo reconhecido como um dos setores da indústria de entretenimento mais promissores neste novo milênio, o universo dos videogames tem recebido ainda uma atenção proporcional pouco representativa nos meios de comun
Publicado em: 2007
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6. Os âvazios silenciososâ no coraÃÃo dos super-herÃis: comunicaÃÃo, alegoria e dispersÃo
O objetivo deste trabalho à investigar a narrativa dos super-herÃis (tanto em quadrinhos quanto em desenhos animados) como espaÃo de manifestaÃÃo de versÃes apÃcrifas, ou nÃo-oficiais, do discurso filosÃfico. Damos destaque ao debate acerca da razÃo. A idÃia à estudar as implicaÃÃes envolvidas na relaÃÃo dialÃtica entre o discurso oficial do
Publicado em: 2006
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7. Signos em animação: uma introdução à linguagem do desenho animado
O propósito desse trabalho é elaborar um estudo acerca da linguagem do Desenho animado. A amplitude do tema, muito genérico, levou-nos a selecionar um corpus fílmico de cunho metalinguístico que, por si, já repousa exatamente no que podemos considerar como cerne dessa linguagem. A construtividade do discurso animado, exposta nestes trabalhos que estamo
Publicado em: 1992