Prosa
Mostrando 13-24 de 416 artigos, teses e dissertações.
-
13. PEDAGOGIAS DO SOCIAL E DO AFETIVO EM "CAPÍTULO DOS CHAPÉUS", DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Este artigo discute algumas tendências críticas seminais em torno da prosa machadiana, notadamente aquelas que trabalham com o conceito de sociedade enquanto categoria sociológica sumária. Para tanto, analisa aspectos do conto "Capítulo dos chapéus", aproximando-os das propostas teóricas do antropólogo Bruno Latour (2012) acerca da noção de
Machado Assis Linha. Publicado em: 25/11/2019
-
14. Prazer, esse sou ele (a autobiografia poético-política de André Luiz Pinto)
Resumo De dentro do eclipsamento da política, a poesia vem se fazendo um lugar de combate contra as totalidades e seus totalitarismos. Parto de uma das principais linhas de força da poesia contemporânea: poemas em que escritos autobiográficos se colocam como políticos através de fraturas que nos fazem pensar feridas, a um só tempo, familiares e comuni
Alea. Publicado em: 11/11/2019
-
15. A forma de uma cidade: O Spleen de Paris
Resumo Em 1999, o poeta francês Jacques Roubaud publica uma antologia cujo título remete a um poema de Baudelaire. Trata-se da antologia La forme d’une ville change plus vite, hélas, que le cœur des humains, conjunto de 50 poemas em prosa escritos entre 1991 e 1998 sobre a cidade de Paris. Trata-se aqui mais do que uma homenagem, hipertextual, ao poema
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
16. A relação hostil entre poeta e público - uma leitura de "O Cão e o Frasco", de Charles Baudelaire
Resumo Na produção de Charles Baudelaire, a relação entre poeta e público tende a ser marcada pela violência, hostilidade ou desencontro. O caráter dialógico, fundamental para a poética do autor, é abordado mais diretamente no poema em prosa "O Cão e o Frasco", em que o endereçamento ao leitor surge permeado pela agressividade, ironia e revestido
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
17. A dignidade e o ridículo da poesia: autoria, história e destinação em Le Spleen de Paris
Resumo Leituras tradicionais de textos de Le Spleen de Paris, como as de Jean Starobinski e Walter Benjamin, dão destaque para a figura do bufão e para a atitude burlesca. Nessas análises, os poemas em prosa baudelairianos são vistos como testemunhos travestidos de uma experiência biográfica e histórica. O presente artigo procura apontar os inconvenie
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
18. “Um livro singular e fácil de vender”: O Spleen de Paris na correspondência de Baudelaire
Resumo O presente artigo tem por objetivo abordar a obra O Spleen de Paris, publicada postumamente em 1869, a partir da correspondência de Charles Baudelaire, considerando um recorte temporal que se inicia por volta de 1857, ano que marca a aparição das primeiras referências, no âmbito da correspondência, a um projeto de livro de poemas em prosa. Inici
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
19. RECEPTION AND CIRCULATION OF MACHADO'S DRAMATIC WORKS
Resumo Este artigo considera de que maneira a consagração de Machado como herói literário nacional e também como grande autor da literatura mundial tem incluído ou excluído as suas peças teatrais. Analisa a função de coletâneas, avaliações críticas, resenhas de livros e representações teatrais. A presença e a recepção das peças em várias
Machado Assis Linha. Publicado em: 29/07/2019
-
20. Memórias, “analogias e transposições poéticas”
Resumo Em Pequenos poemas em prosa: o spleen de Paris (1869), precisamente em “O quarto duplo”, Charles Baudelaire relacionou a memória ao tempo com uma nota de amargura: “O Tempo reapareceu; o Tempo agora reina soberano; e com o hediondo velho voltou todo o seu demoníaco cortejo de Lembranças, Desgostos, Espasmos, Medos, Angústias, Pesadelos, Raiv
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
21. Partes do mito de Orfeu como topoi da poesia em Heiner Müller: aproximações e distanciamentos do poeta “entre instrumentos de arar”
Resumo Analisando menções ao mito de Orfeu feitas por Heiner Müller, principalmente o poema em prosa “Orpheus gepflügt” e a peça Der Bau, inquire-se em que medida e como a exposição desse mito pode relacionar-se com uma caracterização do poeta que serve de referência ao autor e, porventura, até justificar elementos de sua poesia e poética. Co
Pandaemonium ger.. Publicado em: 22/07/2019
-
22. A imaginação romântica como neurose? O debate freudiano sobre o animismo e a questão do olhar em E. T. A. Hoffmann
Resumo O trabalho retoma a análise freudiana de Der Sandmann, presente num ensaio de 1919 que se provou paradigmático para as interpretações futuras da obra de E. T. A. Hoffmann. No dito ensaio, o pai da psicanálise faz diversos juízos sobre a construção argumentativa da novela romântica que, nos estudos literários, vêm sendo indevidamente atribu�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 22/07/2019
-
23. A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual
RESUMO Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede públi
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 04/07/2019
-
24. “Essa dona tão perversa”: Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues e as figurações da perversão na imprensa carioca da década de 1940
RESUMO Dos 55 poemas que compõem A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, 36 foram originalmente publicados na imprensa (1942-1945), e muitos deles fazem referência a esse veículo, quer ao tratá-lo como tema, quer ao estabelecer diálogos com outros textos nele reproduzidos. Propõe-se uma aproximação entre o poeta, a partir de “Caso do vestido
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019