Programacao Computadores Teses
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
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2. Funções sobrecarregadas como objeto de primeira classe
O uso de polimorfismo em linguagens de programação constitui um importante recurso para reuso de código e para clareza e concisão de programas. A base para implementação de polimorfismo em linguagens de programação modernas é o sistema de tipos de Hindley-Milner (HM) e uma extensão bastante útil desse sistema é a possibilidade de definição de s
Publicado em: 2010
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3. Heurística e limites duais para o problema de dimensionamento de lotes e sequenciamento com tempos de preparação dependentes da sequência
Este trabalho aborda os Problemas de Dimensionamento de Lotes e Sequenciamento em sistemas de produção monoestágio, que consiste na determinação dos níveis de produção ao longo de diversos períodos de tempo para atender às demandas de produção de um conjunto de produtos. O objetivo do problema é obter um plano que minimize os custos de produçã
Publicado em: 2010
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4. Programação concorrente baseada em acordes para plataforma java
Os principais mecanismos usados para expressar paralelismo e concorrência disponíveis nas principais linguagens de programação modernas são construções de baixo nível de abstração, inadequadas ao desenvolvimento de sistemas concorrentes de larga escala. Isso faz com que a tarefa de projetar, analisar, implementar, testar e depurar sistemas concorre
Publicado em: 2009
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5. Abordagens evolucionárias para problemas relacionados a integração de dados
Integração de dados tem como objetivo combinar dados de diferentes fontes (repositórios de dados tais como bibliotecas digitais e bancos de dados) por meio da adoção de um modelo de dados global e da detecção e resolução de problemas de conflito de esquemas e entre os dados armazenados, de modo a prover uma percepção/visão unificada ao usuário.
Publicado em: 2009
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6. Colaboração no processo de produção textual em uma atividade online: um estudo de caso com o gênero resenha de filme
Este trabalho teve como objetivo principal acompanhar o processo de interação e colaboração entre alunos durante o processo de produção de duas resenhas de filmes em um ambiente online. Buscamos com isso compreender como essa colaboração se dá em um ambiente de comunicação assíncrona, onde os sujeitos permanecem fisicamente distantes, e se as ati
Publicado em: 2008
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7. Algoritmos de espaço quase ótimo para hashing perfeito
Uma função hash perfeita (FHP) h : S ? [0, m - 1] para um conjunto de chaves S ? U de tamanho n, onde m = n e U é um universo de chaves, é uma função injetora que mapeia as chaves de S para valores únicos. Uma função hash perfeita mínima (FHPM) é uma FHP com m = n, o menor intervalo possível. Funções hash perfeitas mínimas são amplamente util
Publicado em: 2008
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8. Programação genérica usando o sistema CT
Na última década surgiram diversas abordagens para programação genérica em Haskell: PolyP, Scrap Your Boilerplate, Derivable Type-Classes, Generic Haskell, Generics for the Masses etc. Estas abordagens variam em sofisticação e público alvo e algumas propõe extensões à linguagem de programação, enquanto outras sugerem bibliotecas. A maioria dessa
Publicado em: 2007
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9. Gerador LARL com suporte a resolução de conflitos
Apesar de todo o avanço obtido pelo método de análise sintática LALR criado por DeRemer no fim dos anos 60, conflitos ainda são removidos de forma não produtiva, pela análise de extensos arquivos de log criados por geradores de analisadores sintáticos. De forma a alterar este cenário, apresentamos um gerador de analisador sintático capaz de remover
Publicado em: 2007
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10. Uma abordagem de componentes combinados para geração de funções de ordenação usando programação genética
Due to the advent of the Web and other textual repositories, such as digital libraries, the information retrieval task has become a very complex and challenging problem. In this context, search engines became valuable tools for the information retrieval task in document collections. These tools are based on information retrieval models whose main goal is to
Publicado em: 2007
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11. Um arcabouço para otimizações em máquinas de estado abstratas
Máquinas de Estado Abstratas oferecem um mecanismo poderoso e de fácil utilização para a especificação formal da semântica de algoritmos. O arcabouço klar incrementa esta metodologia com a capacidade de otimização, permitindo que especificações ASM sejam traduzidas em programas eficientes, característica importante de programas a serem utilizado
Publicado em: 2006
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12. Um problema de sequenciamento em máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de preparação dependentes de máquina e da sequência:: modelos e algoritmos exato.
Um problema de seqüenciamento em máquinas paralelas não-relacionadas, tempos de preparação dependentes de máquina e da seqüência, datas de entrega e tarefas ponderadas é considerado neste trabalho. Dois modelos de programação inteira e mista baseados em estratégias clássicas da literatura são avaliados. Um algoritmo Branch-and-bound (B&B) é de
Publicado em: 2006