Producao Do Conhecimento Em Hipermidia
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Ciência em hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento / Science in Hypermedia: digital frames in the production of knowledge
A pesquisa visa a fazer uma reflexão sobre a produção de hipermídias para a construção do conhecimento científico acadêmico. Para tanto, temos como base a filosofia de Gadamer (2008), que questiona a incontestabilidade da metodologia científica. Segundo ele, para chegarmos a uma inteligência compreensiva não necessitamos de uma imersão no método
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
-
2. THE DIGITAL CONVERGENCE AND THE FUTURE OF THE BOOK / CONVERGÊNCIA DIGITAL E O FUTURO DO LIVRO
A convergência entre as novas tecnologias e a literatura se escreve no processo de evolução do conhecimento humano ao longo da história. O livro é o meio mais antigo para armazenar, recuperar e transmitir conhecimentos, a edição tradicional se baseia em uma cadeia que une: autores, editores, distribuidores, livreiros, bibliotecarios e leitores. Essa e
Publicado em: 2010
-
3. WebCultura: do método à arquitetura no ambiente digital
O presente projeto pretende estreitar a distância entre o pesquisador de novas tecnologias e as possibilidades de produção de conhecimento on-line, relacionadas aos recursos interativos, ao suporte, à estruturação de conteúdo virtual e ao design de interfaces comunicacionais. O estudo foi baseado na metodologia de projeto para ambiente digital, na qua
Publicado em: 2008
-
4. Estruturas narrativas na hipermídia: aplicações metodológicas para objetos educativos filosófico-religiósos
A pesquisa realiza uma análise das metodologias empregadas em produções digitais, tomando como guia a proposta metodológica da hipermídia enquanto instrumento de compreensão das várias formas de expressão digitais, aplicadas a cases que associam os saberes filosóficos (em objetos reflexivos) com as formas de narrativas presentes na tradição ociden
Publicado em: 2008
-
5. Multiidentidades culturais: uma análise da construção das multiidentidades culturais nas sociedades pós-modernas, tendo como referência o vídeo FROM, uma pesquisa visual da cidade de Londres
O objetivo desta abordagem é investigar o processo de construção das multiidentidades culturais nas sociedades pós-modernas pela análise do vídeo FROM uma pesquisa visual da cidade de Londres e, conseqüentemente, também refletir sobre a produção de conhecimento por um modo de pensar visual. Metodologicamente, foram fundamentais os conceitos de rizo
Publicado em: 2008
-
6. Topologia (s) sonora (s) nos games
A emergência dos jogos eletrônicos como manifestação e produto cultural de difusão em larga escala e relevância econômica nos convida a pensar em uma teoria de produção sonora para games, a exemplo do que ocorre com o cinema (Film Sound). Segundo dados do NPD Group (www.npd.com), os games constituem hoje a maior indústria de entretenimento, tendo a
Publicado em: 2008
-
7. Hiperimagem: a imagem em hipermídia aplicada no conhecimento científico - Imagem e Conhencimento Científico
Esta pesquisa tem como objetivo identificar, em obras de hipermídia, pequenas unidades denominadas hiperimagens, compostas de recursos verbais e não-verbais, capazes de participar ativamente do processo de produção de conhecimento. Grande parte das áreas do conhecimento é influenciada pela priorização da matriz verbal aplicada em meio impresso. Neste
Publicado em: 2007
-
8. Qualidade da informação em Webjornais: - a demanda e a tradução intersemiótica
A qualidade da informação é adotada nesta dissertação para a análise do conteúdo veiculado em portais webjornalísticos. Nesse sentido, buscamos identificar e analisar a concepção de qualidade informacional nas informações veiculadas em webjornais, tendo como parâmetro principal o usuário, em relação às especificidades do suporte. Para tanto,
Publicado em: 2005