Producao Cinematografica
Mostrando 1-12 de 150 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, de Paulo Emílio Salles Gomes
RESUMO O objetivo deste artigo é comentar a conferência “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, escrita no início dos anos 1960 por Paulo Emílio Salles Gomes. Mais especificamente, trata-se de identificar as tensões que atravessam a obra do crítico paulista num período marcado pela emergência de uma nova produção cinematográfica e pelas discus
Estudos Avançados. Publicado em: 2023
-
2. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
-
3. Preservação de Acervos Fílmicos no Distrito Federal
Resumo Algumas reportagens relatam a perda de acervos fílmicos de pioneiros que filmaram a construção de Brasília, mostrando que não há conhecimento sobre os locais onde são armazenadas e preservadas estas produções. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como e onde é realizada a preservação de acervos fílmicos no DF, não só d
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-01
-
4. O jornalismo é tautológico! Pois é um fazer que contém em si todos os significados
Resumo Algumas reportagens relatam a perda de acervos fílmicos de pioneiros que filmaram a construção de Brasília, mostrando que não há conhecimento sobre os locais onde são armazenadas e preservadas estas produções. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como e onde é realizada a preservação de acervos fílmicos no DF, não só d
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-01
-
5. Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação
Resumo Este ensaio reflete sobre a produção de um vídeo resultante de uma oficina de cinema realizada com estudantes surdos e ouvintes do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. A oficina integrou o projeto Ouvindo imagens, realizado pelo Laboratório de Vídeo Educativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LVE/Nutes/UFRJ), cujo obje
Pro-Posições. Publicado em: 02/12/2019
-
6. Nivel de consumo de cine peruano en los estudiantes de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional del Altiplano
Resumo O artigo trata do consumo de filmes em plena fase de desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional e internacional, orientada para um público consumidor ativo que possa garantir sua permanência no mercado. O objetivo da pesquisa foi determinar o nível de consumo do cinema peruano nos alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 02/12/2019
-
7. Recursos audiovisuais na Web de Dados: a construção do Portal Semântico Audiovisual
Resumo Na produção cinematográfica, uma variedade de dados fílmicos é criada em todas as etapas de produção do recurso audiovisual, sendo tais dados valiosos para o aprimoramento das bases de dados e posterior recuperação de informações. As informações gerais sobre filmes podem ser encontradas, por exemplo, na Wikipedia e, de forma mais especial
Transinformação. Publicado em: 29/07/2019
-
8. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública
RESUMO Este artigo pretende discutir as relações entre o historiador e a mídia, da perspectiva da história pública. As autoras analisam o contexto de produção da série Guia Politicamente Incorreto, recentemente realizada pelo History Channel e inspirada no livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, do jornalista Leandro Narloch. Consi
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 14/03/2019
-
9. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
-
10. Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens a
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
11. Imaginários no cinema de animação: estetização de corpos na interface do cuidado de crianças e adolescentes
Resumo O artigo objetiva ilustrar como uma produção cinematográfica de animação é capaz de afirmar imaginários sociais e também evidencia a presença destes nas práticas sociais e profissionais nas áreas de educação, saúde e comunicação voltadas para a infância e adolescência. O estudo parte de elementos do repertório imagético de três fo
Saude soc.. Publicado em: 2018-06
-
12. O Cinema Dito dos Primeiros Tempos: um Caldo de Cultura em Plena Ebulição...
Resumo A noção de séries culturais permite pensar visões e discursos alternativos sobre as condições para o advento do cinema. Numa perspectiva que considera a "polifonia" institucional e cultural que precede e caracteriza os primeiros tempos do cinema, onde se inscrevem notadamente o praxinoscópio, a lanterna mágica e o kinetoscópio de Edison, trat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04