Processador Grafico
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
1. Processador gráfico / Graphic processor
Este documento descreve o projeto e implementação de um processador gráfico, um interpretador de closed caption e demultiplexador de MPEG2-TS para uso no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). O projeto será realizado em duas fases, sendo que a primeira envolve a programação de uma versão utilizando a linguagem C++ para cada um dos componen
Publicado em: 2011
-
2. Um Estudo Comparativo de Implementações do Filtro de Difusão Anisotrópico para Unidades de Processamento GPU e CPU
A filtragem de imagens digitais tem um papel essencial em sistemas de visão computacional. O objetivo consiste em suavizar e remover ruídos em imagens digitais, auxiliando no aumento do realce das bordas da imagem. Entretanto, um dos desafios inerentes à área de processamento de imagens digitais é o alto custo computacional existente para executar os al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2010
-
3. Análise de um modelador de objetos que utiliza superfícies de junção para unir superfícies paramétricas compostas beta-spline / Analysis of an object modeler that uses blending surfaces to connect parametric composed beta spline surfaces
Um tópico importante em modelagem geométrica é a definição de objetos que não contenham cantos ou farpas. A geração de superfícies de junção (superfícies que conectam suavemente superfícies distintas) e uma das técnicas utilizadas para solucionar esse tipo de problema. Pode-se abordar a geração de superfícies de junção sob vários aspectos
Publicado em: 2010
-
4. REAL-TIME OCEAN SIMULATION AND VISUALIZATION USING GPU / SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE OCEANO EM TEMPO REAL UTILIZANDO A GPU
A geração de cenas realísticas de fenômenos naturais em tempo real é uma das mais importantes áreas de pesquisa para aplicações em jogos e simuladores. No início da computação gráfica para tempo real, a maioria das aplicações tratava a superfície da água como um plano com uma textura. Essa abordagem produz uma visualizaçãomuito pouco realí
Publicado em: 2010
-
5. Resolução de um problema térmico inverso utilizando processamento paralelo em arquiteturas de memória compartilhada / Resolution of an inverse thermal problem using parallel processing on shared memory architectures
A programação paralela tem sido freqüentemente adotada para o desenvolvimento de aplicações que demandam alto desempenho computacional. Com o advento das arquiteturas multi-cores e a existência de diversos níveis de paralelismo é importante definir estratégias de programação paralela que tirem proveito desse poder de processamento nessas arquitetu
Publicado em: 2010
-
6. Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU / GPU acceleration for interactive solid bodies deformation
Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar o corpo que se deseja simular, e quanto mais preciso o modelo, maior será o conjunto de dados gerados. Para gerar gráficos co
Publicado em: 2010
-
7. Tractografia em tempo real através de unidades de processamento gráfico
A tractografia por propagação de linhas é um método que, com base na ressonância magnética de tensores de difusão (DT-MRI), revela in vivo a disposição dos tratos neurais no cérebro humano. O alto custo computacional da tractografia, porém, implica um tempo de espera significativamente longo para o cálculo e exibição dos resultados. Esse tempo
Publicado em: 2009
-
8. IMPOSTORES COM RELEVO / RELIEF IMPOSTORS
O presente trabalho introduz o conceito de impostores com relevo: uma maneira eficiente para representar objetos por imagens em sistemas que requerem visualização em tempo real, especialmente jogos 3D e ambientes de realidade virtual. Para tanto, mesclam-se métodos tipicamente pertencentes à área de renderização baseada em imagens com métodos tradici
Publicado em: 2004
-
9. ELASTO-PLASTIC ADAPTATIVE ANALYSIS FOR MODELING FRACTURE PROCESSES OF TWO-DIMENSIONAL STRUCTURES / ANÁLISIS ELASTO-PLÁSTICA ADAPTATIVA DE EXTRUCTURAS CON GRIETAS / ANÁLISE ELASTO-PLÁSTICA ADAPTATIVA DE ESTRUTURAS COM TRINCAS
A análise de problemas mecânicos e estruturais, pelo método dos elementos finitos,requer do analista certa experiência na discretização do modelo para minimizar os erros das soluções. A geração da malha é uma tarefa árdua, que torna- se ainda mais difícil quando trincas estão presentes no modelo. Em um modelo discreto, cada vez que a trinca pro
Publicado em: 1999
-
10. HIGH RESOLUTION GRAPHIC SYSTEM / PROCESSADOR GRÁFICO PARA SISTEMAS DE ALTA RESOLUÇÃO
Neste trabalho a arquitetura de placas gráficas que usam a tecnologia de varredura (raster scan) é analisada. É discutido então o uso de memórias dinâmicas do tipo VRAM para lidar com o problema do gargalo dos acessos à memória de vídeo. São analisados então alguns módulos importantes que podem ser considerados opcionais numa placa de vídeo, uma
Publicado em: 1992
-
11. Study and implementation of dedicated Software for an image visualization system. / Estudo e implementação de Softwarededicado para um sistema de visualização de imagens.
The present work describes the development of a software system to process, visualize and manipulate Magnetic Resonance Images. First an application software W8S developed for an Interpro 32°C Intergraph workstation. In this menu and window based 8Oftware, image operations such as filters, transformations and image manipulation based on histograms with s
Publicado em: 1991
-
12. SISTEMA GRÁFICO DE ALTO DESEMPENHO PARA USO GERAL / HIGH PERFORMANCE GRAPHIC SYSTEM
Este trabalho é composto do projeto e implementação de um sistema gráfico para uso em microcomputadores do tipo IBM PC visando aplicações em CDA, animação e processamento de imagens. Com várias configurações programáveis destaca-se a capacidade do uso de altas resoluções e grande número de cores, podendo chegar a 16 milhões. Todo o processame
Publicado em: 1990