Praticas Interpretativas Musica
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1. Retrospectiva histórica e temáticas investigadas nas pesquisas empíricas sobre o processo de preparação da performance musical
A partir de uma retrospectiva histórica e de contextualização da pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental, o presente trabalho estabelece o panorama das principais vertentes temáticas examinadas pela pesquisa científica. Ciente de que o objeto de estudo possui muitas ramificações, abordagens e especificidades, grande parte do
Per musi. Publicado em: 2015-06
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2. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode con
Per musi. Publicado em: 2014-06
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3. A relevância dos metadados de representação da informação musical na perspectiva de usuários especialistas
O objetivo desta pesquisa foi verificar quais metadados de representação da informação musical são relevantes para sua recuperação na perspectiva dos usuários especialistas em Música. Foi desenvolvido, com base em um levantamento bibliográfico, um conjunto abrangente de metadados de representação da informação musical que foi convertido no ques
Transinformação. Publicado em: 2013-12
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4. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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5. Interpretação - reprodução musical - teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s)
Notam-se nas ciências humanas enormes dificuldades na definição e no emprego dos conceitos que designam fenômenos culturais. Isso vale também para a área da música, onde costuma se notar certa confusão quando se passa para o entendimento do que designam os termos interpretação e performance. O presente ensaio quer responder a essa tarefa, urgente t
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
This work presents a self-report concerning the construction of the performance of Changes (1983) for guitar, by Elliot Carter, with a structural analysis and its relationship towards the difficulties encountered during its preparation. Well-known learning strategies were applied and new ones were created when necessary. A plan for the study of the rhythmic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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7. Harry Crowl : marinas para piano - aspectos da construção da performance nas peças Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz / Harry Crowl : marinas for piano - performance aspects in the pieces Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz
O presente trabalho trata sobre a vida e obra do compositor Harry Crowl, criando um catálogo de sua produção musical e traçando um levantamento panorâmico de execuções de suas obras, evidenciando assim o valor de sua produção musical. Propõe-se aqui um estudo que leve diretamente à performance através da descrição das escolhas interpretativas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011
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8. Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
Estudo acerca das escolhas interpretativas contidas em gravações de dois choros históricos: Flamengo composto pelo trompetista-compositor Bonfiglio de Oliveira (1891-1940) e Peguei a Reta composto pelo trompetista-compositor Porfírio Costa (1913-?). Uma análise comparativa foi realizada entre essas duas gravações mais antigas juntamente com outras dua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
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9. Panorama da educação musical: práticas metodológicas em duas escolas de música de Goiânia-GO / Panorama of music education: methodological pratices in tow music schools in Goiania-GO
A presente pesquisa destina-se ao estudo da prática pedagógica e da formação musical de alunos com idades entre nove e doze anos, no curso do primeiro ano de atividades na escola específica de música. O objetivo geral deste trabalho é mapear a proposta metodológica com relação às diversas teorias pedagógicas que um educador pode utilizar em sala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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10. Panorama da educação musical: práticas metodológicas em duas escolas de música de Goiânia-GO / Panorama of music education: methodological pratices in tow music schools in Goiania-GO
A presente pesquisa destina-se ao estudo da prática pedagógica e da formação musical de alunos com idades entre nove e doze anos, no curso do primeiro ano de atividades na escola específica de música. O objetivo geral deste trabalho é mapear a proposta metodológica com relação às diversas teorias pedagógicas que um educador pode utilizar em sala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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11. Scherzo-Tarantella de Henryk Wieniawski : um plano de estudo
O presente trabalho reflete sobre a necessidade de estudo organizado para os músicos profissionais. Apresenta exercícios específicos para a obra Scherzo-Tarantella, de Henryk Wieniawski, conforme as propostas de Simon Fischer em seu livro Practice. As recomendações de Robert Gerle e Harald Jorgensen foram utilizadas na elaboração de um modelo de estud
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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12. Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas
O presente trabalho trata do levantamento e análise das demandas técnicas contidas nos Sete Estudos Brasileiros para Violão Solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Após feito este levantamento, analisamos o uso e a recorrência de cada demanda encontrada nos Sete Estudos. Também discorremos a respeito da relação de Fonseca com o violão e com os violoni
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011