Popular Tradicional Culture
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1. The Governance of Safeguarding. Comments on Article 2.3 of UNESCO’s Convention for the Safeguarding of Intangible Cultural Heritage
Resumo Reflexões sobre o dispositivo-chave da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível (Artigo 2.3). Discutem-se desafios à sua implementação e questões práticas abordadas pelas Diretrizes Operacionais. Nestes Comentários, situo inicialmente a noção de ‘salvaguarda’ no contexto de transformações de outros in
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 09/05/2019
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2. Safeguarding. A key dispositif of UNESCO’s Convention for the Safeguarding of Intangible Cultural Heritage
Resumo A expressão ‘salvaguarda do patrimônio cultural imaterial’ constituiu-se em meio a transformações dos instrumentos e estratégias de proteção de elementos culturais que vinham sendo denominados ‘folclore e cultura tradicional (e popular)’. A adoção de uma ‘abordagem patrimonial’ para esses temas foi um processo razoavelmente turbul
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 25/02/2019
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3. Da tradição à eleição: o uso político da cultura por meio da gesta oficial
A Constituição da República, em seu artigo 215 determina que o Estado garanta a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. Este trabalho tem como objetivo analisar como a festa oficial é utilizada para fins políticos-ele
Publicado em: 03/07/2012
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4. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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5. Manoel Moises, Mãe Bela e o protestantismo rural na história da Igreja Presbiteriana em Cabeceira Grande-MG (1947-1970 / Mãe Bela and the rural protestantism in the history of Cabeceira Grande Presbiterian Church (1947-1970).
The idea of a rural Protestantism is characterized by the relationship that believers has with ludic and its familiarity with the sacred. This kind of tupiniquim Protestantism, genuinely Brazilian, developed itself in places with low or absent catholic resistance, Brazilians hegemonic religion, allowing inner arrangements that make it different from official
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/03/2012
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6. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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7. Devido às marmeladas, adeus carnaval. Um dia voltaremos: escolas de samba e cultura popular no Rio de Janeiro dos anos 30 / Due to jams, farewell carnival. One day back: samba schools and popular culture in Rio de Janeiro 30 years of
Esta dissertação versa sobre o carnaval das escolas de samba, em seu período de formação, na década de 1930. Apresentando a Vizinha Faladeira procura-se identificar suas transgressões no contexto da institucionalização do chamado tradicional carnaval das escolas de samba da cidade. Busca-se compreender os motivos que levaram a Vizinha Faladeira a af
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012
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8. Entre toadas, leis e cachÃs: as prÃticas das bandas cabaÃais do Cariri Cearense e as ressignificaÃÃes do conceito de cultura popular / Between toadas, laws and cachÃs: the practices of the cabaÃal bands of the Cariri Cearense and the resignification of concept of popular Culture
A regiÃo do Cariri cearense hà muito tempo à considerada como palco de inÃmeras manifestaÃÃes, sejam de cunho religioso, polÃtico, econÃmico ou cultural. Tal efervescÃncia regional desencadeia circuitos culturais que englobam vÃrias formas e prÃticas populares. O Cariri à o foco deste estudo, portanto, por ser o local de origem da grande maioria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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9. Modernidade, tradição e caráter nacional na obra de Alberto da Veiga Guignard / Modernity, tradition and national character in the work of Alberto da Veiga Guignard
A presente tese tem como objetivo analisar as relações entre linguagem moderna, tradição, caráter nacional e lirismo na obra do artista plástico Alberto da Veiga Guignard (1896-1962). Ela visa compreender como se constrói, a partir do aprofundamento de suas fontes e influências, o espaço singular de seus trabalhos. Este se caracteriza, sobretudo, po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2011
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10. Na Mata tem esperança : encontros com o corpo sambador no cavalo marinho / Na Mata tem esperança : meetings with cavalo maribho dancers body
In this dissertation, the experiences generated from encounters with the cavalo marinho play - a popular Brazilian folk tradition of the Northern Mata Zone of Pernambuco State - are approached both critically and reflexively. The aim of this research was the appropriation of elements of this game to be used in professional training procedures of actor-dancer
Publicado em: 2010
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11. A formação do movimento Katarista. classe e cultura nos Andes bolivianos / The formation of Katarista movement: class and culture in bolivian Andes
O protagonismo social de camponeses e indígenas na Bolívia é comumente associado à particular composição étnico-cultural da população do país vizinho. O exame do katarismo - nome herdado do índio insurgente Tupac Katari, que liderou rebelião contra os colonizadores espanhóis no final do século XVIII -, especialmente em sua fase inicial (1969 a
Publicado em: 2010
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12. The queimada da palhinha in the Valley of Itamboatá: the endurance of a popular catholic practice in Metropolitan Salvador / A queimada da palhinha no Vale do Itamboatá: a permanencia de uma prática do catolicismo popular na Região Metropolitana de Salvador
A Queimada da Palhinha, prática cultural tradicional que encerra o ciclo natalino do catolicismo popular brasileiro, permanece acontecendo na comunidade de Palmares, em Simões Filho, Bahia. É uma festa religiosa popular, centenária nesta região do entorno de Salvador, que em meados do século XX sofreu grandes transformações, com o avanço da urbanida
Publicado em: 2009