Political Cinema
Mostrando 1-12 de 47 artigos, teses e dissertações.
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1. O CINEMA E A LITERATURA VÃO À GUERRA: O CONFLITO CIVIL ESPANHOL (1936-1939) NA PERSPECTIVA DE GEORGE ORWELL E KEN LOACH
Resumo A guerra civil espanhola (1936-1939), um dos acontecimentos emblemáticos do século XX, foi responsável por aglutinar uma geração de jovens escritores, poetas e artistas que consideravam o conflito como algo central em sua vida. Este artigo tem como objetivo analisar como alguns escritores e cineastas têm retratado a guerra civil espanhola em sua
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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2. Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Resumo Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o nexo pedagógico entre o cinema e a educação no Brasil nas três primeiras décadas do século XX. Para tanto, recorreu à análise arqueológica do discurso como ferramenta teórico-metodológica viável para a pesquisa. No curso investigativo foram analisados text
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
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3. Filmar os terreiros, ontem e hoje
Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.Abstract Bas
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
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4. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
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5. Representações de Mulher na Pedagogia Visual de Germaine Dulac
Resumo Este artigo apresenta resultados de estudo que analisa representações da mulher em filmes realizados pela cineasta francesa Germaine Dulac, na década de 1920. Com base em artigos escritos pela diretora e na análise de dois de seus filmes: La souriente madame Beudet (1922) e L'Invitation au Voyage (1927), são descritas e analisadas as opções est
Educ. Real.. Publicado em: 04/04/2019
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6. Fortunas y adversidades del revisionismo: cine queer y Contracorriente
Revisionism and its metaphors seem to be a sign of the times. All throughout contemporary cultural production certain approaches are all too present: homages, pastiches, bricolages, parodies, appropriations, rewrites, among others. Not surprisingly, revisionist cultural genres have gain predominance, and specifically in cinema, the revisionist western-genre
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-08
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7. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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8. Jazz, indústria cultural e política em Kansas City, de Robert Altman / Jazz, cultural industry and political in Kansas City, by Robert Altman
O objetivo dessa dissertação é compreender de que maneira se relacionam três elementos presentes na narrativa de Kansas City (1996), do cineasta Robert Altman. Em primeiro lugar o jazz, cuja utilização vai além da concepção tradicional de música como trilha sonora em filmes; em segundo lugar, a imitação de modelos da indústria cultural, que apar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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9. PRÁTICA DO DIZER, PRÁTICA DO FAZER: CINECLUBISMO, IMAGENS E POLÍTICA / PRACTICE TO SAY, THE PRACTICE TO: FILM, IMAGES AND POLITICS
Esta dissertação tem como ponto inicial um contato etnográfico desenvolvido junto aos cineclubistas do Cineclube Lanterninha Aurélio na cidade de Santa Maria - RS e ligados ao movimento cineclubista brasileiro. É extensão do trabalho de pesquisa, iniciado entre os anos de 2006 e 2007, e que resultou na monografia de graduação em Ciências Sociais na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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10. THE MANY FACES OF MADAME SATÃ: AESTHETICS AND POLITICS OF THE BODY / AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO
Madame Satã is no doubt one of the most famous representative of the malandragem from the first half of XX century. But the character includes, indeed, features that insert him into other categories as, black, homosexual and delinquent. This study aims to reveal a complex process that imbricates symbolic appropriation (and re-signification) of the malandro,
Publicado em: 2011
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11. Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
This work aims to contribute to theoretical and methodological analysis of writing the history of Brazilian cinema. The object of this study the trilogy of articles in Cinema: the trajectory of underdevelopment regimented, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, seeks to understand the process of setting up a web interpretative history of our fi
Publicado em: 2010
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12. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010