Poesia Nas Imagens
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1. Modulações em português de imagens, experiências e estesias orientais: revisão das razões do fascínio de alguma dicção poética chinesa e japonesa como utopia da poesia
Resumo O fascínio do Ocidente pela dicção poética oriental está atestado em várias latitudes e línguas, e resultou numa profícua produção na área da poesia. Sabe-se que a reinvenção da poesia chinesa da autoria de Pound, em grande medida na origem da sua proposta de revolução do idioma poético, nas primeiras décadas do séc. XX, assentou, na
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. Dos sinais às imagens poéticas: leitura de poesia e crítica do imaginário
Resumo: Este trabalho privilegia uma concepção de arte poética que capta os elementos naturais como sinais de extratos mais profundos. Ao revestir as imagens de uma carga simbólica, o poeta promove, segundo G. Bachelard, uma experiência nova com a linguagem e faz renascer um novo psiquismo, além de sobrepor mundos diversos e cruzar experiências passad
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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3. O espaço urbano como construção poética do sujeito
Este é um estudo crítico-analítico acerca de alguns poemas do poeta brasileiro Fábio Weintraub em termos da construção do espaço da poesia como um olhar crítico e poético do sujeito. O aspecto lírico do trabalho do poeta é objetivo e sensível ao dirigir-se às cenas urbanas nas quais os objetos desempenham um papel como imagens de um cotidiano da
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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4. OS MUSEUS DE CULTURA POPULAR DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: configurações e perspectivas para uma pedagogia do imaginário / THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary
Estudo sobre o caráter educativo nos museus de cultura popular. Analisa os museus de cultura popular de São Luís, Casa de Nhozinho e Casa da Fésta, se estes se apresentam como espaços educativos ou turísticos, levando em conta o processo de musealização da cultura popular maranhense. Situado no paradigma da complexidade, proposto por Morin (1990), qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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5. Nos bastidores do arquivo literário: Henriqueta Lisboa entre versos e cartas
Esta pesquisa propõe apresentar Henriqueta Lisboa a partir de seu arquivo que se encontra no Acervo de Escritores Mineiros, na Universidade Federal de Minas Gerais. Procurou-se destacar de que forma ela usa diversos discursos em prol de um empreendimento autobiográfico realizado ao longo da vida - a construção de seu arquivo -, evidenciando as imagens po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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6. Memória e metapoesia em João Cabral de Melo Neto e Carlos de Oliveira / Memory and metapoetry in João Cabral de Melo Neto and Carlos Olivera
Com o intuito de investigar o papel relevante da memória na construção e formação do sentido nos poemas de João Cabral de Melo Neto e Carlos de Oliveira, e com base em estudos sobre a arte da memória, fizemos uma seleção paradigmática de textos cujo referencial ancora-se em imagens buscadas nas lembranças da infância de ambos os poetas. Partindo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
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7. Cidade e identidade: discursividades imagético-espaciais e a construção da identidade espacial do Recife, Veneza Brasileira
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a identidade espacial Veneza Brasileira, inscrita nas materialidades discursivas imagético-espaciais (literárias e midiáticas) produzidas sobre a cidade do Recife. A questão central que orienta a pesquisa é: de que modo foi constituída nos séculos (XIX, XX) e é constituída hoje, no século (XXI) a identidade e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
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8. ModulaÃÃes de imagens da histÃria na poesia de Murilo Mendes / Modulaciones imÃgenes de la historia de la poesÃa Murilo Mendes
Este trabalho tem por objetivo abordar as relaÃÃes entre imagem e histÃria na poesia de Murilo Mendes. Essa tarefa de interpretaÃÃo engloba dois livros do autor: um de chave mais satÃrica, HistÃria do Brasil (1932), cuja linguagem reconstrÃi o passado brasileiro pela veia humorÃstica, outro de chave mais surrealista Poesia Liberdade (1943-45), em qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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9. "De trem pra Montes Claros": representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes (1973-1983)
Nesta pesquisa, analisam-se as representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes produzidas entre 1973 e 1983. Percorre-se a trajetória musical e social do grupo, que se fez no entre-lugar campo-cidade, expressando representações imagéticas Norte de Minas. O grupo levou sua música regionalista a várias cidades do Brasil e lançou
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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10. Natureza e artificialidade nas mulheres das poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire / Nature and artificiality in women on poetry by Victor Hugo and Charles Baudelaire
O objetivo da presente pesquisa é comparar as figuras femininas das poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire, tendo como eixo de análise a expressão da natureza e da artificialidade. O trabalho realiza-se especialmente a partir da leitura de poemas e consiste numa reflexão sobre as comparações entre os poetas encontradas na fortuna crítica, em uma
Publicado em: 2010
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11. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
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12. Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez :: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de
Publicado em: 2009