Pinturas Rupestres Brasil
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1. Manifestações simbólicas em Santa Elina, Mato Grosso, Brasil: representações rupestres, objetos e adornos desde o Pleistoceno ao Holoceno recente
Resumo Santa Elina, na Serra das Araras, no Mato Grosso, oferece uma notável composição de dois conjuntos arqueológicos excepcionais: a) um dispositivo parietal de um milhar de pinturas, adaptando-se estreitamente à morfologia do abrigo que se encontra ao pé de uma falésia calcária; b) um conjunto de ocupações distribuídas em duas sequências estr
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 26/08/2019
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2. Resultados preliminares da pesquisa no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
Resumo A baía da Babitonga possui um patrimônio arqueológico riquíssimo, constituído por um conjunto numeroso de sambaquis, relacionados a pescadores-caçadores-coletores pré-coloniais. O projeto em desenvolvimento volta-se para um sambaqui localizado sob uma gruta no litoral leste de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil: o sambaqui sob rocha
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2018-04
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3. Sítios com pinturas rupestres em Buíque, Venturosa e Pedra, Pernambuco, Brasil, no contexto da geopaisagem
Resumo O artigo tem como objetivo relacionar a geopaisagem e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres dos municípios de Venturosa, Pedra e Buíque, a partir da análise e interpretação de dados geológicos, geomorfológicos, morfoestratigráficos e da distribuição espacial. A relação entre a paisagem dos espaços estudados, tendo em vista as t
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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4. Aplicação das tecnologias de modelagem 3D conjugada às técnicas tradicionais para o registro das gravuras rupestres do rio Madeira, Rondônia, Brasil
Nos últimos anos, os estudos de arte rupestre no Brasil têm tido um grande avanço quanto à construção de modelos interpretativos deste tipo de vestígio arqueológico ainda pouco conhecido e explorado. Apesar dos desafios em localizar, registrar e preservá-las ao longo do vasto território brasileiro, um número pequeno, mas devotado, de pesquisadores
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
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5. Caracterização arqueométrica de pinturas rupestres pré-históricas, pigmentos minerais naturais e eflorescências salinas de sítios arqueológicos
O presente trabalho experimental foi dedicado a caracterizacao quimica e mineralogica de pinturas rupestres pre-historicas, de pigmentos minerais e de eflorescencias salinas de sitios arqueologicos localizados nos estados do Piaui, Bahia e Ceara, no Brasil, e no Parque Nacional Perito Moreno, na Argentina. Amostras foram investigadas no laboratorio por diver
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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6. Pigmentos de pinturas rupestres pré-históricas do sítio Letreiro do Quinto, Pedro II, Piauí, Brasil
The Letreiro do Quinto rock shelter is located in the rural area of the city of Pedro II, Piauí, Brazil. The sandstone walls of the shelter are covered with prehistoric rupestrian paintings, painted in patterns of yellow and light and dark red hues. The chemical-mineralogical characterization of the prehistoric pigments was made with energy dispersive spect
Química Nova. Publicado em: 2011
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7. Cultura materia e etinicidade dos povos indigenas do São Francisco afetados por barragens: um estudo de caso dos Tuxá de Rodelas, Bahia, Brasil
Há um capítulo vazio sobre a história e identidade dos grupos indígenas do São Francisco, hoje cerca de 32 povos, distribuídas em mais de 38 territórios. O Povoamento do Vale Arcaico Franciscano, segundo dados de pesquisas arqueológicas (VERGNE, 2004), teve início há pelo menos nove mil anos atrás. Contudo, entre a pré-história e história dos g
Publicado em: 2008
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8. O Brasil desconhecido: as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato Piauí
Esta tese procura desvelar um passado brasileiro pouco conhecido, mas que se encontra inscrito em suportes rochosos espalhados pelo território nacional, ou seja, as pinturas rupestres. Para isso, focamos nossa pesquisa nas pinturas do Parque Nacional Serra da Capivara, próximo à cidade de São Raimundo Nonato PI, uma fonte inesgotável de informações. C
Publicado em: 2007
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9. Similaridades e diferenÃas indicativas de identidade e evoluÃÃo cultural no estilo Serra Branca de pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauà - Brasil
A presente dissertaÃÃo refere-se a pinturas rupestres da TradiÃÃo Nordeste da Ãrea do Parque Nacional Serra da Capivara, no PiauÃ. A pesquisa objetivou fazer uma particularizaÃÃo na apresentaÃÃo grÃfica dos registros do estilo Serra Branca, por meio de suas similaridades e diferenÃas, presentes em 21 sÃtios arqueolÃgicos distribuÃdos geografic
Publicado em: 2007
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10. TECNOLOGIA E ARTE: PRERROGATIVAS DA EVOLUÇÃO HUMANA
A evolução humana nos planos físico e mental foi acompanhada por uma evolução tecnológica, permitindo que o hominídeo pudesse satisfazer as exigências do sobreviver. Assim, observam-se instrumentos líticos lascados, de outros materiais, líticos polidos e finalmente as pinturas rupestres. De posse de instrumentos mais sofisticados, novas técnicas,
Publicado em: 2006
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11. Archaeological study in the upper valley of Ribeira river: place of Bolívia-Brazil gas pipeline segment X, Paraná. / Estudo arqueológico no alto vale do rio Ribeira: área do Gasoduto Bolívia-Brasil, trecho X, Paraná
No alto vale do Ribeira e na margem esquerda do Itapirapuã, em área paranaense, houve pouca pesquisa arqueológica, assim a implantação do programa de salvamento do Gasoduto Bolívia-Brasil(Gasbol), naquela região, permitiu a possibilidade de um estudo que trouxesse dados inéditos e importantes para a compreensão do processo de ocupação humana da po
Publicado em: 2006
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12. O uso da imagem pelo professor de geografia no ensino fundamental: o texto em vídeo na sala de aula
A nossa cultura vem, há muito, privilegiando a escrita como elemento de comunicação dentro da sociedade. A grande maioria dos acervos culturais e registros históricos pro- duzidos pela humanidade se encontra na modalidade escrita de comunicação, apesar de ter sido a imagem a forma de registro original do homem. Muito recentemente a produção acadêmic
Publicado em: 2005