Pintura Teses
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
-
1. Caracterização arqueométrica de pinturas rupestres pré-históricas, pigmentos minerais naturais e eflorescências salinas de sítios arqueológicos
O presente trabalho experimental foi dedicado a caracterizacao quimica e mineralogica de pinturas rupestres pre-historicas, de pigmentos minerais e de eflorescencias salinas de sitios arqueologicos localizados nos estados do Piaui, Bahia e Ceara, no Brasil, e no Parque Nacional Perito Moreno, na Argentina. Amostras foram investigadas no laboratorio por diver
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
-
2. Fragmentos de visualidades chinesas no setecentos mineiro(1920-1970)
Este trabalho buscou delinear práticas e significados atrelados ao gênero das chinoiseries no contexto da ornamentação sacra da Capitania das Minas Gerais (1720-1770). Ao traçar um histórico da técnica de pintura com o pigmento vermelhão, percebeu-se que tal pigmento, utilizado na pintura de charão, foi atrelado à temática oriental quando aumentou
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
-
3. Alain e a arquitetura: uma contribuição para a história das relações entre arte e arquitetura
A proposta desta dissertação é contribuir para a história das relações entre as artes, observando mais de perto um de seus momentos, o início do século XX, enfatizando a visão das relações entre arquitetura e arte discutidas por Émile-Auguste Chartier (1868-1951), professor e filósofo francês, que usava o pseudônimo de Alain. Serão analisados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
-
4. História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
5. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2011
-
6. Chapingo: Capela / Chapingo: chapel
Essa dissertação é uma proposta de releitura do conjunto de murais no interior da Capela de Chapingo, México. Tal releitura de crítica artística relaciona-se à apropriação de uma metodologia derivada da própria noção de capela, metodologia essa que compactua com o ambiente artístico em questão e com a fenomenologia do contemplador desse conjunt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
7. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
8. Influência do substrato em argamassa no desempenho do revestimento em pintura texturizada acrílica
Este trabalho avalia a influência do tipo de argamassa e forma de preparo de sua superfície no desempenho de revestimento em pintura texturizada aplicada sobre a mesma. As propriedades avaliadas foram a resistência de aderência e a permeabilidade. Três tipos de argamassa foram aplicadas sobre alvenaria de bloco cerâmico: (116) cimento, cal hidratada e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2011
-
9. Estudo de viabilidade técnica de utilização em argamassas do resíduo de construção oriundo do próprio canteiro de obra
Esse trabalho avalia propriedades físicas e mecânicas de argamassas com substituições parciais e totais do agregado convencional por resíduos da construção civil (RCC) oriundos de uma construção em estrutura de concreto armado e paredes de blocos cerâmicos. As argamassas de revestimentos de paredes e tetos foram ensaiadas quanto ao desempenho mecâ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
10. Animação Digital 2D: simulando o fazer tradicional através da ferramenta do computador
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a tecnologia do computador vem, ao longo de sua evolução gráfica e tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de recursos capazes de representar virtualmente e fisicamente as técnicas, instrumentos e procedimentos tradicionais de desenho e pintura voltados para a animação 2D. Além disso, busca mostra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2010
-
11. Rumos da pintura na era da imagem técnica
Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após a desconstrução dos seus paradigmas no século anterior. Trata-se de um exercício tanto crítico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
-
12. O osso e o sopro: uma introdução à teoria da pintura chinesa do período das Seis Dinastias / The bone and breath: an introduction to Chinese painting theory during the Six Dinasties period
This research describes the development of the theory of painting during the Six Dynasties, which occupies the period from the 229 to 589 of the present era. We discuss four main theories: Gu Kaizhi, Zong Bing, Wang Wei and Xie He. Moreover, we present a direct translation from Chinese into the texts of each author studied. Throughout our analysis we will tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2010