Pintura Brasil
Mostrando 13-24 de 108 artigos, teses e dissertações.
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13. Sérgio Milliet: Críticas a Anita Malfatti
RESUMO A pintura de Anita Malfatti foi comentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Brasil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artista foi Sérgio Milliet, figura muito sign
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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14. Estirâncio: imagem e representação do litoral e a arte contemporânea
Resumo O artigo apresenta uma reflexão sobre a prática sistemática (pesquisa?) desenvolvida na ECA/USP em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP nos últimos anos, com foco na representação ou imaginação da paisagem litorânea em Cananéia (litoral sul do Estado de São Paulo), e sugere um levantamento de estudos e/ou práticas artísticas que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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15. Análise da citotoxidade de pintura epóxi na aplicação eletrostática sobre liga de CO-CR
Objetivos: Analisar, biologicamente, a possibilidade do uso de pintura por aplicação eletrostática.Métodos: Por meio de testes in vitro de citotoxicidade, comparando o comportamento da tinta epóxi Politherm 30 Nobac C (Weg Indústrias S.A, Santa Catarina, Brasil) com CoCr polido e poliestireno em contato com cultura de fibroblastos humanos. Esse teste f
RGO, Rev. Gaúch. Odontol.. Publicado em: 2015-09
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16. PINTURA E TEATRO: A PEDAGOGIA DO OLHAR N'O TRIBOFE DE ARTHUR AZEVEDO
Resumo Qual é a relação entre uma peça de teatro e a pintura panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal do Brasil? O Tribofe (1892), revista de ano, escrita por Arthur Azevedo, inseria como ponto de partida o panorama circular do Rio de Janeiro, pintado por Victor Meirelles e o belga Langerock, e exposto, em 1891, na Praça XV de Nov
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2014-06
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17. Sigaud, operário da pintura
Até o presente momento, nenhuma biografia de fôlego foi produzida sobre Eugênio de Proença Sigaud. Em portais especializados em arte ou em dicionários de pintores, biografias concisas de uma lauda repetem as mesmas informações à exaustão. Este breve artigo não busca redimir Sigaud deste silêncio. Propõe, outrossim, entender por que persistem figu
História. Publicado em: 2014-06
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18. A "Escrava Romana" de Oscar Pereira da Silva : sobre a circulação e transformação de modelos europeus na arte acadêmica do século XIX no Brasil / "Escrava Romana" by Oscar Pereira da Silva : about the circulation and cultural transfer of European models in the bazilian academy in the 19th century
Este trabalho apresenta uma contribuição para a análise do jogo de relações que se estabeleceu entre a pintura produzida no contexto brasileiro do século XIX e a produção internacional, especialmente francesa, centrando-nos na trajetória artística do pintor Oscar Pereira da Silva. A trajetória desse artista foi marcada por diversas idas e vindas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2012
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19. Caracterização arqueométrica de pinturas rupestres pré-históricas, pigmentos minerais naturais e eflorescências salinas de sítios arqueológicos
O presente trabalho experimental foi dedicado a caracterizacao quimica e mineralogica de pinturas rupestres pre-historicas, de pigmentos minerais e de eflorescencias salinas de sitios arqueologicos localizados nos estados do Piaui, Bahia e Ceara, no Brasil, e no Parque Nacional Perito Moreno, na Argentina. Amostras foram investigadas no laboratorio por diver
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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20. Amilcar de Castro : confronto com a matéria / Amilcar de Castro : confrontation with the matter
Este estudo analisa a obra do artista mineiro Amilcar de Castro (1920-2002) e busca as relações existentes entre as suas diferentes produções: o desenho, a pintura, a gravura, sua atuação à frente da reforma gráfica no Jornal do Brasil e o restante de sua produção escultórica.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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21. REFLECTIONS AND CRITICISM ABOUT THE SERIES MUSAS INQUIETANTES - REVISITANDO 1994 BY ALPHONSUS BENETTI / REFLEXÕES SOBRE A SÉRIE MUSAS INQUIETANTES- REVISITANDO 1994 DE ALPHONSUS BENETTI
A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Arte e Visualidade do Mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa apresenta uma reflexão sobre a série Musas Inquietantes - Revisitando 1994 de Alphonsus Benetti. As oito pinturas da série apresentam características que transitam entre o moderno e o contempor�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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22. Do tempo dos sonhos à galeria : arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais / From the dreaming to the gallery : Australian aboriginal art as a locus for intercultural dialogue and tension
A arte contemporânea dos povos indígenas da Austrália é um fenômeno sui generis e ainda pouco conhecido no Brasil. Ancora-se em práticas e valores tradicionais, e, ao mesmo tempo, está inserida nas instituições museológicas e no mercado de arte. Na Austrália, sua valorização e institucionalização vêm ocorrendo, gradualmente, desde os anos 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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23. Alfredo Andersen (1860 - 1935): retratos e paisagens de um norueguês cabloco / Alfredo Andersen (1860-1935): portraits and landscapes of a norwegian painter
Esta tese investiga a trajetória e a produção artística do artista norueguês radicado no Paraná, Alfredo Andersen (1860-1935) a partir de uma perspectiva históricosociológica. Nascido em Kristiansand, no sul da Noruega, o pintor teve sua formação artística realizada em ateliês particulares em seu país e na Academia de Belas Artes de Copenhagen,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/02/2012
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24. Análise fonética e fonológica da língua Krenak e abordagem preliminar de contos Botocudo / Phonetic and phonological analysis of Krenak Language and preliminary approach of Botocudo tales
Botocudo é um nome genérico aplicado aos índios que tinham como padrão de cultura o uso de botoques de madeira, auriculares e labiais, prezando por adornos corporais (pulseiras, perneiras, colares e pintura no corpo) (MARCATO, 1979). Esses índios ocupavam as regiões do interior do leste e sudeste brasileiro, vivendo em faixas florestais da Mata Atlânt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/01/2012