Pina Bausch
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13. Bailarino-ator-autor : a experiência do corpo biográfico no fazer de companhias gaúchas / Dancer-author-actor: the experience of the biographical body
O estudo busca contribuir para a reflexão sobre a experiência do bailarinoator sobre a cena contemporânea, onde se exige a presença de um corpo concreto, mas igualmente um corpo pensamento; um corpo capaz de captar seu espaço exterior e ao mesmo tempo um corpo transparente, revelador de seu avesso. Na intersecção dança e teatro, o estudo reconhece o
Publicado em: 2009
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14. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009
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15. O papel do jornalismo cultural no percurso da dançateatro no Brasil: a replicação do meme Pina Baush
O jornalismo cultural contribuiu para difundir o trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, legitimando sua assimilação junto aos sistemas simbólicos componentes da tessitura cultural brasileira. Trata-se de um fenômeno operado pelo jornalismo cultural entre as duas primeiras turnês brasileiras de Bausch, ocorridas respectivamente nos anos de 1980 e 19
Publicado em: 2008
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16. Dança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater
Cette recherche vise à compendre les nuances de le processus de construction du texte en les spectacles de Pina Bausch. On tient comme point de départ l hypothèse dont la tessiture des espetacles marchent par les imprécis terrains de la subjectivité et de la mémoire corporelle, sest présentée ici une analyse de lécriture de Pina Bausch se privilégi
Publicado em: 2007
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17. Dançando com Pina Bausch : experimentações contemporâneas
Através desta pesquisa realizou-se um encontro entre a Filosofia da Diferença e a dança de Pina Bausch, recortando e problematizando na cena contemporânea este modo de dançar, para pensar modos de subjetivar e a experiência do corpo. A partir destes dois eixos, mapeou-se três analisadores que foram retirados de uma leitura singular da dança-teatro e
Publicado em: 2007
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18. Paradoxo da pós-modernidade na dança: reflexões sobre o corpo e o espaço-tempo no produto coreográfico / Paradox of the post-modernity in dance: the concepts of body and space-time in the choreography product
The main object of this study is to present a research of the post-modern choreography result emphasizing the concept of body and the application of space-time. In addition to that, it aims, based on theoretical research, to investigate the influences of the breach of the Modern Science paradigms in the contemporaneous culture as well as in the post-modern d
Publicado em: 2004
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19. O processo Pina-Bauschiano como provocação à dramaturgia da memoria
Este trabalho descreve a trajetória de uma experiência influenciada pela escola expressionista alemã, que culminou com a nossa convivência com a mais importante representante desta corrente no mundo contemporâneo atual, a criadora de teatro de dança Pina Bausch. Essa convivência nos mostrou caminhos que vieram enriquecer a fluência da nossa poética
Publicado em: 2001