Pierre Clastres
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Notícias de uma certa confederação Tamoio
Propomos revisitar aqui um capítulo muito comentado da historiografia brasileira, mas que permanece à espera de uma análise propriamente etnológica: a assim chamada "confederação dos Tamoio", coalizão de diferentes coletivos tupi da costa quinhentista que pôs em risco a colonização portuguesa, tendo como pano de fundo a disputa entre franceses e po
Mana. Publicado em: 2010-10
-
2. Ética e profética nas Mitológicas de Lévi-Strauss
Este artigo intenta extrair das Mitológicas de Claude Lévi-Strauss uma ética e uma filosofia política (em princípio, ameríndias). Busca-se aqui a um só tempo responder e estender a provocação de Pierre Clastres, para quem a análise estrutural não teria se ocupado de tamanhas questões. Para realizar esta discussão, o foco será dado em duas obras
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2009-06
-
3. Religião nômade ou germe do estado? Pierre e Hélène Clastres e a vertigem tupi
Este ensaio analisa como uma questão particular - a irrupção de focos de poder político entre os antigos Tupi da costa brasílica - foi tratada de modo entrelaçado por Pierre Clastres e por Hélène Clastres. Ainda que a reflexão da segunda deva muito ao projeto de antropologia política do primeiro, objetiva-se traçar tanto as convergências como os
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2009-03
-
4. Antropologia, histórias e temporalidades entre os Avá-Guarani de Oco y (PR)
This research had as objective to understand the historicity of Ava-Guarani (Nhandeva) from Indigenous Land of Oco.y (PR), their manners of social, political and religious organization. This indigenous group presents a trajectory of dislocations stimulated by visits to relatives, by a religious discipline that proclaim the search of Terra-sem-Mal (cosmologic
Publicado em: 2009
-
5. As sociedades contra o Estado existem?: Reciprocidade e poder em Pierre Clastres
Este artigo avalia criticamente a contribuição de Pierre Clastres para o entendimento do poder, enfatizando sua noção de "sociedade contra o Estado". Mostra que a crítica de Clastres a Lévi-Strauss não exclui uma proposta particular de atualização daquilo que o primeiro denomina "troca recíproca" e indica que sua reflexão depende de uma concepçã
Mana. Publicado em: 2005-10
-
6. Poder e violência do discurso
This work has as its main objective to understand, in the context of the contemporary ideas about social politics and philosophy, the legislative project called Notices to the civilization of the índios bravos of the empire of Brazil, elaborated by José Bonifácio de Andrada e Silva, when deputy of São Paulos province, directed at the Constituency and Leg
Publicado em: 2005
-
7. O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens / The relationship among the ancient Tupi of the brazilian coast, between prophetic movements and the political domain.
This thesis focus on the relationship, among the ancient Tupi of the brazilian coast, between prophetic movements and the political domain. In so doing, it returns to some classic discussions that play an important part in anthropologys history, as those which were carried by Pierre and Hélène Clastres; the fi rst one hardly engaged on the foundation of a
Publicado em: 2005
-
8. A Socialidade contra o Estado: a antropologia de Pierre Clastres
Clastres promove uma "dessubstancialização" do Estado, que não é "o Eliseu, a Casa Branca, o Kremlin", mas um "acionamento efetivo da relação de poder". Não há por que acreditar, então, que ele tenha, num pudor durkheimiano, reificado a sociedade. Ainda que não recorra ao conceito, parece-nos que existe já socialidade em Clastres: a socialidade co
Revista de Antropologia. Publicado em: 2004-12
-
9. Ayvu rapyta : o fundamento da palavra
Nesta dissertação, as palavras que norteiam o processo são brasilidade, inter/multiculturalidade, poética e corpo. A proposta é refletir sobre a composição coreográfica realizada no âmbito do contato entre culturas a partir da leitura da oração poema "Ayvu Rapyta", colhida por Leon Cadogan e Pierre Clastres entre os Mbya-Guarani. o mesmo grupo ét
Publicado em: 2004
-
10. Lembranças e reflexões sobre Pierre Clastres: entrevista com Bento Prado Júnior
Revista de Antropologia. Publicado em: 2003