Pessoa Fernando 1888 1935
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1. Arquivos de Pessoa(s): um estudo sobre entendimentos e representações dos arquivos manuscritos na Casa Fernando Pessoa
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma investigação de pós-doutoramento. A pesquisa procura discutir a compreensão dos manuscritos arquivísticos de Fernando Pessoa como um espólio e inferir o quantitativo das representações desses documentos, bem como identificar as práticas através das quais essas representações foram mediadas na Casa
An. mus. paul.. Publicado em: 09/08/2018
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2. Geo-grafias da comunidade: investigações a partir do excesso da vida e a margem da multidão
O presente trabalho tem como objetivo pensar a questão geográfica em sua especificidade no campo literário como articuladora de um pensamento comunitário espacial a partir de uma leitura cerrada de duas obras seminais portuguesas, o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e Os Passos em Volta, de Herberto Helder. Compreendendo o espaço literário com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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3. Cicatrizes de leitura: um aparte do peso do conhecimento em Fausto de Fernando Pessoa / Scars of lecture: the apart of bruden of knowledge in Faust of Fernando Pessoa
A presente dissertação toma como propósito compreender de que forma a ideia do peso do conhecimento é apresentada no Fausto de Fernando Pessoa. A expressão peso do conhecimento, cunhada pelo filósofo Stanley Cavell, surge como forma de apresentação da tragédia na modernidade. O Fausto de Fernando Pessoa, mediante a sua queda na mente, relata, no enc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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4. A eloquência do mundo: a heteronímia como potência retórica impessoal / The eloquence of the world: heteronimy as a rhetorical impersonal power
A partir da suspeita de que o pensamento e sua expressão não se limitam a uma única forma, o presente trabalho investiga de que modo podemos pensar, a partir de Fernando Pessoa, uma relação possível entre filosofia e literatura. Quais os pressupostos que permitem considerar o fenômeno heteronímico pessoano como um expediente trágico que diz respeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2011
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5. Agora sim... talvez seja eu e mais alguém Específica experiência da leitura de Paul Celan e Ricardo Reis / Now yes... maybe that is me and someone else - specific experience of Paul Celan and Ricardo Reis reading
A presente dissertação toma como propósito as obras poéticas de Ricardo Reis e de Paul Celan, acentuando a sua tarefa de originar uma poesia de risco, que experiencia a linguagem e a ameaça. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida reconhece a singularidade da leitura imposta pelos poemas. Tal fato estabelece algumas especificidades da leitura, sem preten
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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6. Livro do desassossego : uma leitura genealógica
O presente trabalho desenvolve uma leitura acerca do Livro do Dessassossego, de Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa. Através dos conceitos de arranjamento e de dispositivo, desenvolvidos no pensamento de Gilles Deleuze, Pierre-Felix Guattari e Michel Foucault, traz pensamentos sobre a singularidade de sua composição, sobre os mecanismos q
Publicado em: 2011
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7. O sensacionismo de Fernando Pessoa em Água Viva de Clarice Lispector
O presente trabalho justifica-se por duas razões: proporcionar um estudo acerca das relações entre Fernando Pessoa e Clarice Lispector e servir de material de apoio, dada a escassez de textos que aproximem ambos os autores. Objetiva-se, primeiramente, mostrar que Água Viva e os poemas sensacionistas, do heterônimo pessoano Álvaro de Campos, tem caracte
Publicado em: 2011
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8. Leitura e Alegoria em Fausto de Fernando Pessoa / Reading and allegory in Fernando Pessoa s Fausto
Esta dissertação busca compreender de que forma a ideia de alegoria, concebida por Walter Benjamin e desenvolvida posteriormente por Paul de Man, pode lançar luz sobre certos aspectos do poema dramático Fausto do poeta português Fernando Pessoa. Pessoa entendeu seu Fausto como sendo encerrado pelo embate entre Inteligência e Vida, do qual a Inteligênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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9. Lírica impessoal e modernidade: T.S. Eliot e Fernando Pessoa
Este trabalho constitui um estudo comparativo entre a teoria e a prática poética de Fernando Pessoa e de T. S. Eliot, tendo como ponto central de reflexão o tema da impessoalidade na poesia lírica moderna. Abordando as obras destes consagrados poetas modernistas, procura-se aqui contribuir para a compreensão dos impasses da poesia lírica após a exaust
Publicado em: 2010
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10. O verso-assinatura Ricardo Reis: um sopro clássico ao verso moderno / The verse-signature Ricardo Reis : a classic whisper to modern verse
O trabalho apresenta-se a propósito da obra poética que assina Ricardo Reis, sobre a qual se lança a sugestão de que é alçada pela indiferença. Tal indiferença é entendida como um modo pelo qual a linguagem mantém-se em absoluta precedência, preservando sua condição divina e sua impessoalidade. A presente pesquisa propõe que a indiferença deve
Publicado em: 2010
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11. Do criador de civilização ao eu-abismo : uma leitura palimpsestuosa do Fausto de Fernando Pessoa
Apesar da grande quantidade de estudos acerca da obra de Fernando Pessoa, um número ínfimo deles enfoca o Fausto, poema dramático no qual Pessoa trabalhou entre 1908 e 1933, deixando-o, inconcluso e fragmentário, depositado na famosa arca junto com todo o seu espólio. Este trabalho pretende, tomando por base a edição organizada por Teresa Sobral Cunha
Publicado em: 2010
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12. Um roteiro atemporal: reflexões sobre a música, os músicos e o ensino musical
Trata-se de um estudo reflexivo e comparativo a partir de textos de três principais referências, o poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935), o maestro italiano Sérgio Magnani (1914 - 2001), radicado em Belo Horizonte em 1950, e o educador inglês Keith Swanwick (1931). Algumas concepções destes autores - e de outros autores e músicos - foram anal
Per musi. Publicado em: 2010