Performer
Mostrando 1-12 de 96 artigos, teses e dissertações.
-
1. Conexões entre artes de rua, criatividade e profissões: circuitos e criações de Tamara Alves
Resumo Este artigo é parte de uma etnografia realizada em Lisboa sobre arte urbana e graffiti. O texto evidencia as fluidas e porosas fronteiras que se desenham entre conexões e produções da arte urbana. Como caso exemplar, segui a trajetória da writer portuguesa Tamara Alves, que, além de “artista de rua”, se autoidentifica como designer gráfica,
Horiz. antropol.. Publicado em: 02/12/2019
-
2. Indicadores hospitalares de acesso e efetividade e crise econômica: análise baseada nos dados do Sistema Único de Saúde, Brasil e estados da região Sudeste, 2009-2018
Resumo No contexto de crise e restrições de recursos é razoável supor o agravamento de fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como desigualdades regionais, subfinanciamento e problemas na qualidade do cuidado. Este estudo explorou a aplicação de indicadores de acesso e efetividade, facilmente compreensíveis e calculados, passíveis de refleti
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 25/11/2019
-
3. Poema como partitura, leitor como performer: outro corpo em outro tempo
Resumo Pode-se pensar o poema como partitura por diferentes perspectivas. Neste artigo, a questão será colocada a partir do corpo - corpo que escreve, corpo que lê, corpo que realiza a partitura. A partitura é um escrito que não é, ainda, a obra, mas a notação que permite a um leitor performar a obra, realizá-la num tempo e lugar diferidos em relaç
Alea. Publicado em: 2019-04
-
4. Zoe: vida comum ameaçada
Resumo: Em 2017, o espetáculo de dança Zoe, dirigido pela coreógrafa Francini Barros, foi alvo de censura, por iniciar com um performer nu, na calçada do Teatro Apolo, em Recife. O fato ensejou uma reflexão sobre a arte como mecanismo instaurador de uma utopia frente ao conservadorismo neoliberal. O trabalho que ora se apresenta tem por objetivo compree
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 11/03/2019
-
5. POR UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA: A ESCOLA COMO ENTRELUGAR PARA PROFESSORES-PERFORMERS E ESTUDANTES-PERFORMERS
RESUMO: Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem-se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram-se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performati
Cad. CEDES. Publicado em: 2017-04
-
6. No Marulhar das Glossolalias em Artaud
Resumo: A partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos q
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
7. Uma-coisa: corpo-bicho, corpo-dispositivo, corpo-coisa
Resumo Este texto apresenta o objeto vestível uma-coisa (2013), que problematiza as singularidades do corpo ao monitorar e ampliar a visceralidade, representando os ruídos corporais em visualidades no espaço. O artefato vestível é apresentado em três situações de uso e contextos de significação denominados: "corpo-bicho", que organiza as materialid
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
-
8. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
9. A Percepção é um Prisma: corpo, presença e tecnologias
RESUMO Ao partir de uma perspectiva interdisciplinar acerca dos conceitos de corpo, percepção e tecnologias na cena contemporânea, este texto tentará definir a noção estética geral de bodyscape como uma extensão da percepção do performer. Por meio de um exame de algumas práticas chave da cena contemporânea, como as composições coreográficas de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
10. Corpografias Urbanas
RESUMO O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
-
11. La Corporalidad Travesti en la Deformance Poética de Naty Menstrual
ABSTRACT In 2007, the Area of Gender's Technology and the Area of Communication of Centro Cultural Rojas (UBA) published El Teje. The first magazine of transvestites in Latin America. From it, the institution promoted the inclusion of transgender persons and questioned the dualism typical of the heterosexual contract. Many presentations of the magazine were
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
-
12. História de um Adereço: do quotidiano ao palco
RESUMO Um objeto do quotidiano pode ser usado em performance como mediador entre a realidade do palco e a ficção da narrativa. Pode movimentar-se entre estes dois universos, permitindo aos performers percorrer a fronteira entre os espaços de representação e de ficção, tal como são definidos por Gay McAuley em Space in Performance - reposicionando men
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08