Performance Teatral
Mostrando 13-24 de 56 artigos, teses e dissertações.
-
13. A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene / Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao long
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
14. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
15. O teatro de Nelson Rodrigues: traduções e encenação em língua inglesa / Nelson Rodrigues\ theater: translations and performances in English Language
The purpose of this dissertation is to analyse some translations and performances of Nelson Rodrigues´s theater presented in English recently. Theater Translation is not a very explored area within Translation Studies. The relationship between text and performance must be taken into consideration when translating for the stage. Theater texts can not be trea
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
-
16. A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral / The search for singularity in the actors performance and the legitimation of a personal technique: a study about Periplo, Compañia Teatral
A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singulari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
17. Yerma de Villa-Lobos : um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticos / Yerma by Villa-Lobos : a study of dramatic, musical and performance aspects
Yerma, ópera em três atos de Heitor Villa-Lobos, foi composta na última fase do compositor como resultado de uma encomenda vinda dos Estados Unidos, que tinha como objetivo a musicalização da obra teatral de mesmo nome do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Terminada em 1955, teve sua première mundial somente em 1971, no Santa Fé Opera House, e, no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
18. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
19. Com outros olhos: um estudo das representações da \"cegueira\" e/ou \"deficiência visual\" / With other eyes: a study of representations of the \"blindness\" and/or \"visual disability\"
Esta dissertação tem como principal objeto de estudo as interações sociais, que envolvem performances chamadas de cegueira, deficiência visual, baixa visão, vidência e correlativos. O objetivo desta pesquisa é descrever tais performances em termos de acionamentos de categorias de nomeação, sinais distintivos e atributos qualificativos. Pretende-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/01/2012
-
20. Gaps in eternity: time and repetition in the theather of Jean-Luc Lagarce / Brechas na eternidade: tempo e repetição no teatro de Jean-Luc Lagarce
A repetição, diria David Hume, nada muda no objeto que se repete em si, mas altera algo no espírito que o contempla: ela desencadeia uma diferença de percepção naquele que observa. Os textos do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995) são marcados pelo retorno sistemático de palavras, frases, expressões, personagens e temas, a ponto de a cr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
21. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elabora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
22. Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens
A presente pesquisa consiste no estudo e registro da semiose na passagem da linguagem pictórica para a cênica de alguns autorretratos da pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca compreender o percurso criativo e o processo de construção e desconstrução existentes nesta passagem em um contexto de espaço e tempo diferentes. Registra o trabalho de cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
23. Imaginando o Brasil: cultura popular urbana no teatro de Chico Buarque e em outras páginas
Esta tese focaliza as peças de teatro produzidas entre os anos 1960 e 1970 por Chico Buarque e as relaciona ao governo militar que se instaurou no Brasil nestes anos. Entendemos Chico Buarque como um produtor de cultura, que se utiliza do teatro para pôr em cena o popular e que debate importantes questões sociais, seja num estrato coletivo ou individual.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
-
24. Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica
Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011