Peer Topeer
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1. Captura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextual
Aplicações de captura e acesso dão suporte à captura automática de experiências do cotidiano e na posterior disponibilização das informações capturadas. Essas aplicações exploram o conceito de computação ubíqua para automatizar o processo de captura de atividades humanas do cotidiano e permitir a geração de documentos multimídia passíveis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/06/2012
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2. Proposta de uma arquitetura para cidades digitais baseada em um middleware peer-to-peer / Proposal of an architecture for digital cities based on a P2P middleware
As cidades digitais compõem um movimento emergente que visa a criação de ambientes virtuais, os quais surgem como uma alternativa para potencializar a promoção de comunidades e regiões de modo a complementar a organização das cidades reais. Elas representam ambientes com capacidade cognitiva e criativa, construídos a partir de competências individu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
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3. Capture and access in the production, distribution, presentation and extension of multimedia content / Captura e acesso na produção, distribuição, apresentação e extensão de conteúdo multimídia
Aplicações de captura e acesso (C&A) exploram o paradigma de computação ubíqua para dar apoio à captura automática de informação em experiências ao vivo e à correspondente geração de documentos passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Essas aplicações são potencialmente capazes de simplificar o
Publicado em: 2009
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4. Rede overlay de suporte a ambientes virtuais colaborativos em redes veiculares
Os ambientes virtuais colaborativos (AVCs) são ambientes sintéticos 3D compartilhados por múltiplos usuários localizados remotamente, com um objetivo comum, que acessam o ambiente por meio de avatares, representações gráficas do usuário. Os AVCs vêm ganhando campo em dispositivos móveis, como dispositivos de mão, celular, entre outros, através de
Publicado em: 2009