Pedro Almodovar
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
13. As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar
Os conceitos de arqueologia e de genealogia desenvolvidos por Michel Foucault são referenciais e elementos dinamizadores da análise em questão, voltada às possíveis articulações entre o cinema de Pedro Almodóvar e as suas textualidades fundadoras # o melodrama cinematográfico, o cinema clássico hollywoodiano, a filmografia de Luís Buñuel, a trilo
Publicado em: 2009
-
14. A CINEMA MADE OF LIVE RED: CINEMATOGRAPHIC STRATEGIES THAT ARE FEATURES OF FILMMAKER PEDRO ALMODÓVAR`S WORK / UM CINEMA DO VERMELHO VIVO: ZONAS DE CRUZAMENTO CULTURAL E ESTRATÉGIAS CINEMATOGRÁFICAS EM VOLVER, DE PEDRO ALMODÓVAR
O objetivo desta pesquisa é uma análise das estratégias cinematográficas que são marcas específicas da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar, especialmente no que se refere às zonas de cruzamento cultural que evidenciam novas formas do posicionamento do sujeito no mundo. Para isto, realiza-se um desdobramento de certos elementos presentes na fonte
Publicado em: 2008
-
15. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
16. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
17. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
18. Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
19. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
20. Borderline stigmas, images from invisibility: deviance representations in Almodóvar / Marcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar
Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a produção audiovisual do início da carreira do diretor manchego, de forma a comp
Publicado em: 2008
-
21. Laugh, tear, irony and treatise: Pedro Almodóvar - brilliant and paradox in permanent construction / Riso, lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar - genialidade e paradoxo em construção permanente
O êxito de uma obra artística autêntica depende de vários mecanismos sociais que possibilitem sua permanência. Muito além de comprovar qualidade, o autor precisa deixar claras as condições de sua proposta diante do universo criativo que elegeu e, sobretudo, aprender o funcionamento de suas regras. Assimiladas, ele deve - a cada novo trabalho - articu
Publicado em: 2007
-
22. O cinema de Pedro Almodóvar Caballero / O cinema de Pedro Almodóvar Caballero
O presente trabalho investiga a obra de Pedro Almodóvar Caballero, cineasta espanhol; mostrando que sua principal marca autoral é trabalhar com elementos da Cultura Pop, fundamentalmente a citação, pastiche e a paródia; mesclados com sua experiência pessoal, da infância em La Mancha, e da busca pela liberdade na Madri, de La Movida, do final do franqu
Publicado em: 2007
-
23. O estupro e a "norma" de gênero no cinema
Scenes of rape and violent sexual assault in the movies are the main theme of this text, wich intends to develop reflections about the theoretical sugestions made by the Gender Studies and Feminist Theory. Mainly, I investigate the concept of masculine gaze and the constructions of gender spectatorship in the cinematic experience. The films analised concentr
Publicado em: 2006
-
24. O exemplo de Agrado: imagem, técnica e autenticidade
Tomando como referência a personagem Agrado do filme Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar, ensaiam-se proposições sobre um outro modo de se entender a autenticidade - desvinculado da natureza dos corpos e vinculando-se à cultura urbana e às técnicas que vêm permitindo aos corpos a realização material de um vir-a-ser sonhado - de uma imagem par
Educ. rev.. Publicado em: 2005-12