Pedagogia Do Ator
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. Análise da instrumentação da ação pública a partir da teoria do ator-rede: tecnologia social e a educação no campo em Rondônia
Este artigo discute o uso de tecnologias sociais para a instrumentação da ação pública e a adoção da teoria do ator-rede como suporte para a análise relacional. Para tanto, um estudo de caso qualitativo foi realizado para analisar a adoção da pedagogia da alternância como instrumento da política de educação rural do estado de Rondônia, Brasil.
Rev. Adm. Pública. Publicado em: 2017-06
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2. BASES SOCIOTÉCNICAS DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL: O TRANSLADAR DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA
Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa empírica sobre a pedagogia da alternância (PA). A PA é uma tecnologia social (TS) muito conhecida no Brasil e que tem contribuído para ampliar a oferta de educação do campo em regiões distantes dos grandes centros urbanos do país. O principal objetivo do trabalho foi analisar como o transladar da PA no
Organ. Soc.. Publicado em: 2017-03
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3. Degustação de Palavras: para uma experiência sensorial de linguagem e pensamento no trabalho do ator
Resumo: A partir da concepção metafórica a palavra é alimento, propõe-se uma série de quatro exercícios, como uma degustação de palavras, para a investigação sensorial da voz, da linguagem e do pensamento no trabalho do ator. Por meio de uma exploração da proximidade entre o falar e o comer, os exercícios buscam estimular a percepção sensíve
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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4. Uma Nova Abordagem Psicofísica na Pedagogia Teatral Contemporânea
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a forma como as contribuições do modelo psicofisiológico bioexistencialista desenvolvido por Vezio Ruggieri e seus colaboradores podem trazer uma nova compreensão sobre os processos subjacentes do jogo do ator, como a presença cênica, o processo de identificação com um personagem e o mecanismo complexo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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5. Carta por um Intercâmbio entre Cientistas da Cognição
RESUMO Este breve ensaio, escrito do ponto de vista de um jovem realizador teatral, pedagogo e estudioso é apresentado com o espírito de uma carta, endereçada fundamentalmente a artistas e estudiosos do teatro para questionar seu papel como cientistas no crescente intercâmbio entre teatro e neurociência. Particularmente, este ensaio destaca a importânc
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
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6. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
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7. Corpografias Urbanas
RESUMO O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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8. Eugênio Kusnet: do ator ao professor / -
A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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9. Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética
RESUMO O texto estabelece ligação entre alguns princípios de trabalho de François Delsarte e Rudolf Laban concluindo que aquilo que os identifica liga-se estreitamente ao método de pesquisa utilizado, que parte da observação da natureza humana e de seres humanos na vida real e na arte. Mostra também que tais princípios do método proposto por Delsar
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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10. Pérolas de Sabedoria nas Noites de Sexta-Feira
RESUMO Este texto testemunha a pedagogia de Etienne Decroux e, em especial, as aulas dadas no início da década de 1970 no porão azul de sua casa na periferia de Paris. Apresentam-se as peculiaridades dos ensinamentos de mímica com ênfase nas lições de improvisação teatral dadas às sextas-feiras à noite. Discutem-se as incongruências e a potência
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
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11. A (re)descoberta da sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba
O estudo descreve e analisa as atividades desenvolvidas com Teatro de Sombras em duas oficinas realizadas com educadores na cidade de Imbituba SC, no período de 04 de maio a 28 de julho de 2010. Ideias sobre (re)descoberta da sombra e experiência são debatidas ao longo das três etapas da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento bibliográfico subsidia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2011
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12. O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos / Metatheatre as a tool for theater training student-actors between 08 and 12 years
A presente dissertação teve por finalidade analisar as implicações da temática metateatral - em que o teatro é colocado como seu próprio objetivo e tema de realização -, dentro de processos pedagógicos em teatro, desenvolvidos com crianças entre 8 e 12 anos, idade em que o pensamento estruturante da cena começa e ser compreendido como um elemento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011