Partituras
Mostrando 13-24 de 75 artigos, teses e dissertações.
-
13. Timbres e ritmatas para piano solo de E. Villani-Côrtes : conceito, análise e interpretação pianística / Timbres and ritmatas for solo piano s E. Villani-Côrtes : concept, analysis and pianistic intepretation
A pesquisa descreve, inicialmente, o conceito do compositor Edmundo Villani- Côrtes. O foco principal está em apresentar um estudo analítico dos Timbres e Ritmatas do compositor em questão, sob o ponto de vista da prática interpretativa. Constam, nos anexos, os manuscritos (documento Histórico); as partituras digitalizadas; a musicografia e a discograf
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2011
-
14. As composições de Nailor Azevedo "Proveta" para a Banda Mantiqueira / The compositions of Nailor Azevedo "Proveta" to Banda Mantiqueira
O objetivo desta pesquisa é compreender as composições do músico Nailor Azevedo "Proveta", "Bixiga" e "À Procura", ambas para a Banda Mantiqueira, grupo com uma formação instrumental derivada das big bands tradicionais americanas. Para o entendimento das composições realizaremos a digitalização das partituras manuscritas do arquivo pessoal de Nail
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
15. Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música / Covert orienting of visual attention in non-musicians and musicians with formal music training
Atenção refere-se ao conjunto de processos que leva à seleção ou processamento preferencial de informações presentes em determinadas porções da rede nervosa. Existem relatos de que músicos exibem melhor desempenho que não-músicos em tarefas que envolvem atenção dado que a tarefa de leitura à primeira vista (de partituras) ativa múltiplas regi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
16. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
-
17. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
-
18. Festin Joyeux, ou, la Cuisine en Musique, de J. Lebas: Tradução de receitas em versos na corte de Luís XV / Festin Joyeux, ou, la cuisine en musique: translation of recipes in verso in the court of Louis XV
O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de tradução, do francês para o português, de partes selecionadas da obra Festin Joyeux, ou, la Cuisine en Musique, de autoria do officier de bouche do rei Luís XV, J. Lebas (1738). Essa obra constitui objeto inusitado de tradução e se distingue de outros livros de cozinha por envolver uma singular jus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
19. Sociedade musical amor à arte: um estudo histórico sobre a atuação de uma banda em Florianópolis na primeira república
Em 1897 foi fundada na cidade de Florianópolis a orquestra da Sociedade Musical Amor à Arte, com o intuito de fornecer a seus sócios e ao público da cidade momentos de prazer por meio da música. Dois anos mais tarde, a orquestra tornou-se uma banda, que permanece ativa até a atualidade. Este trabalho é um estudo histórico-musicológico sobre a atuaç
Publicado em: 2011
-
20. Fragmomento : a citação como material de composição
O presente memorial consta de uma reflexão sobre o processo de composição do ciclo de peças intitulado Fragmomento, acompanhado de partituras das peças e registro audiovisual. A reflexão sobre a composição do ciclo enfatiza a utilização de citações de músicas de outros compositores como ferramenta de composição. São explicitadas no trabalho a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
-
21. THE BODY¿S RUSTLE IN THE WORDS FLOW: A REFLECTION UPON THE RELATIONS BETWEEN BODY AND WRITING SUGGESTED BY JUAN DOMÍNGUEZ S WORK / O RUMOR DO CORPO NA DERIVA DAS PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O CORPO E A ESCRITA A PARTIR DO TRABALHO DE JUAN DOMINGUEZ
Este estudo propõe uma reflexão acerca das relações entre o corpo e a escrita na coreografia contemporânea a partir dos desdobramentos críticos sugeridos pela obra do artista espanhol Juan Domínguez. Os trabalhos intitulados Todos os bons espiões têm minha idade (2003) e The Application (2005) servem de ignição para esquadrinhar e problematizar es
Publicado em: 2010
-
22. Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa / Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Desenvolvida a partir da percepção de que o geofísico do sertão e do litoral nordestino brasileiro influenciaram as composições de Oswaldo de Souza (1904-1995), natural do Rio Grande do Norte, esta dissertação examina as canções de Oswaldo de Souza e Waldemar Henrique a fim de identificar aspectos em comum, listando elementos geofísicos da região
Publicado em: 2010
-
23. Igreja e escola na perspectiva das práticas musicais em colégios históricos americanos de confissão protestante (São Paulo: 1870-1920) / The Church and School in the perspective of musical practices in historical American schools professing the protestant faith (São Paulo: 1870 1920).
A pesquisa teve como objetivo estudar as escolas americanas de confissão protestante na província e depois estado se São Paulo, na perspectiva de conhecer como se deu a presença da música nestas escolas. O período que está sendo enfocado nesta pesquisa é de 1870 a 1920. A educação musical no período é um campo particularmente fértil, por não te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2009
-
24. Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio pa
Publicado em: 2009