Parodia Na Literatura Teses
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. Pragas, risos e lentilhas: Moacyr Scliar, Bíblia e literatura
Esta dissertação pretende fazer uma leitura da obra de Moacyr Scliar, centrada em alguns de seus contos mais importantes, a saber: As pragas, Diário de um comedor de lentilhas e As ursas. O trabalho intenta demonstrar como a ficção de Scliar se propõe a reescrever, subvertendo-as, passagens do texto bíblico, se utilizando, para isso, de recursos narra
Publicado em: 2010
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2. Peregrinos em busca: alegoria, utopia e distopia em Paul Auster, Nathaniel Hawthorne e John Bunyan
No presente estudo, investiga-se o caráter alegórico do romance No país das últimas coisas (1987), de Paul Auster, tanto através de suas ligações intertextuais com a paródia A estrada de ferro celestial (1843), de Nathaniel Hawthorne, e com o texto alegórico O peregrino (1678), de John Bunyan, como a partir da noção de alegoria presente no pensame
Publicado em: 2010
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3. Aspectos da herança clássica em Mário de Carvalho
Esta tese faz uma análise comparada da obra do escritor português Mário de Carvalho com temas e textos da tradição literária grega e latina, sobretudo os temas da viagem, do confronto com o outro e da guerra. Da extensa obra do autor, analisaram-se as narrativas Fabulário e outras histórias, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Fantasia para d
Publicado em: 2009
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4. Imaginando o inimaginável: linguagem e religião em J. M. Coetzee
O escopo do presente trabalho relaciona-se à percepção do registro religioso na obra do autor sul-africano J. M. Coetzee, tomando por base os seus três primeiros romances. A função desse registro no âmbito da ficção do escritor tem a ver com a idéia de religião como relego, a palavra latina para cuidado, que acho pode traduzir um exame cuidadoso a
Publicado em: 2008
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5. Liberty as pro-gression :: a study of the revolutions idealized in Areopagitica, The marriage of heaven and hell and The matrix
Impressions of truth and liberty are time and space specific. Historically, works of art stand as material manifestations of the physical conversions required by ideologies in their "hailings" of individuals and reminders of those individuals statuses as always-already subjects. Hence, delving into distant texts as sites of expression for these ideologies al
Publicado em: 2007