Ontologia Existencial
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13. TOTALIDADE EXISTENCIAL E MUNDO COMO TOTALIDADE: O CONCEITO DE TOTALIDADE NA ONTOLOGIA FUNDAMENTAL DE MARTIN HEIDEGGER / EXISTENTIAL TOTALITY AND WORLD AS TOTALITY: THE CONCEPT OF TOTALITY IN MARTIN HEIDEGGERS FUNDAMENTAL ONTOLOGY
O presente trabalho possui como objetivo central investigar a abordagem de Martin Heidegger ao conceito de totalidade. Para tanto, circunscreveremos nossa interpretação ao período de 1927 a 1930, concentrando-nos nas obras Ser e Tempo, Que é metafísica? e Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Partiremos da reconstrução d
Publicado em: 2009
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14. The ontological discurse and the critical theory of Herbert Marcuse: genesis of philosophy of psychoanalysis (1927-1955) / O discurso ontológico e a teoria crítica de Herbert Marcuse: gênese da filosofia da psicanálise (1927-1955)
The project of philosophy of psychoanalysis in Eros and Civilization presents a critical theory of the libidinal economy of advanced industrial society, that is configurated upon the anxiety of a cultural structure, in which the possibilities of gratification of desires are soon prevented by the fatal dialectics of the logic of domination. Such a choice refl
Publicado em: 2008
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15. Experiences of oncologist Physicians : a study of the religiosity in the existential care within health. 2008. 224 p. Dissertation (Masters) Faculty of Phylosophy, Science and Language of Ribeirão Preto, University of São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. / Vivências de médicos oncologistas: um estudo da religiosidade no cuidado existencial em saúde
Atualmente, os profissionais da saúde não vêm sendo preparados para lidar com as dificuldades inerentes à morte e o morrer, no entanto, observa-se que, dentre eles, é o médico que vivencia mais negativamente essa realidade, em detrimento das intervenções psicossociais. A literatura aponta que, crenças e práticas religiosas são importantes na vida
Publicado em: 2008
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16. Meaning of being hospitalized in psychiatric hospital by the Light of Heideggers phenomenology / O sentido de ser internado em hospital psiquiátrico à luz da fenomenologia de Heidegger
O campo da Saúde Mental no Brasil tem se voltado para a construção de serviços comunitários de atenção psiquiátrica, pautados nos preceitos da Reforma Psiquiátrica, como possibilidade de substituir a lógica asilar pelo resgate das habilidades sóciorelacionais do doente mental, a partir da reabilitação psicossocial, sob a abordagem interdisciplin
Publicado em: 2008
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17. A INTERPRETAÇÃO DA SIMBÓLICA DA QUEDA EM PAUL TILLICH:Um Estudo em Hermenêutica Teológica / The Interpretation of the Symbolism of the Fall in Paul Tillich: A Study in Theological Hermeneutics
A Dissertação busca compreender e julgar criticamente a hermenêutica teológica de Paul Tillich, a partir do estudo de sua interpretação simbólica da doutrina cristã clássica do pecado, em sua forma protestante-agostiniana. O trabalho se desenvolve em três etapas: primeiramente é apresentada a teoria do símbolo religioso de Paul Tillich. Em seguid
Publicado em: 2007
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18. Insuficiência, necessidade e possibilidade do sentido do ser : Heidegger e a superação da metafísica
A partir da crítica fundamental às ontologias da tradição elaborada na Introdução de Ser e Tempo, consideraram-se os aspectos de insuficiência, necessidade e possibilidade do sentido do ser para delinear o projeto de superação da metafísica de Martin Heidegger. Abismo metafísico, salto (adentramento) na metafísica e possibilidade do sentido do se
Publicado em: 2007
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19. ANTROPOLOGIA TRANSCENDENTAL E CORRELAÇÃO: KARL RAHNER E PAUL TILLICH EM DIALOGO - UMA LEITURA INTERCONFESSIONAL DE MÉTODOS TEOLÓGICOS A PARTIR DA ONTOLOGIA EXISTENCIAL DE MARTIN HEIDEGGER
Esta tese de Doutorado procura estudar os métodos teológicos em diálogo, antropologiatranscendental de Karl Rahner e correlação de Paul Tillich, a partir da sistematização da ontologia existencial elaborada pelo jovem Heidegger em Sein und Zeit. Tanto num, como noutro método, o que se discute é a profundidade do ser, na sua possibilidade de aproxima
Publicado em: 2007
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20. A noção de habitar na ontologia de Heidegger: mundanidade e quadratura.
A noção de habitar constitui na analítica existencial de Ser e Tempo, a estrutura fundamental da presença como ser-no-mundo, como desvelamento da relação ser-homem-mundo. No pensamento tardio de Heidegger, habitar é compreendido como a relação essencial que caracteriza a co-pertença entre ser, homem, mundo no âmbito de uma conjunção ontológica
Publicado em: 2007
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21. A decaída em ser e tempo : explicitação de um existencial esquecido
A presente tese investiga a constituição do ser humano, o Dasein, na forma de um dos seus existenciais: a decaída. A partir de uma leitura de Ser e tempo, onde se destacam os existenciais compreensão, sentimento de situação e cuidado, busca-se explicitar a decaída através de dois eixos condutores: o cotidiano tematizado e o encobrimento do ser. O cot
Publicado em: 2007
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22. The building of the ?doctor being? and the death: meanings and consequences to care humanization / A construção do "ser médico" e a morte: significados e implicações para a humanização do cuidado
A partir da narrativa de médicos em processo de formação, buscou-se compreender o processo de construção do ser médico e sua relação com o fenômeno da morte, com a finalidade de investigar em que medida essa relação contribui para promover o distanciamento entre as tecnociências médicas e os processos dialógicos do cuidar no cotidiano da práti
Publicado em: 2007
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23. Para uma análise existencial da saúde
A ontologia fundamental de Heidegger de Ser e Tempo tem servido de fonte de inspiração para investigadores que realizam seus trabalhos nas áreas de saúde mental e saúde coletiva, a despeito das dificuldades de interpretação dessa obra. O entendimento equivocado por Binswanger, na tentativa de transpô-la para a psicanálise, serve de exemplo e é brev
Interface (Botucatu). Publicado em: 2006-12
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24. Ãtica e corpo-prÃprio em Merleau-Ponty
Esta dissertaÃÃo analisa a relaÃÃo entre Ãtica e corpo prÃprio a partir da obra de Maurice Merleau-Ponty. Ã verdade que o filÃsofo nÃo elaborou uma Ãtica. O presente estudo tampouco se propÃe a fazÃ-lo. Contudo, pretende mostrar que a contraposiÃÃo merleau-pontyana da sua ontologia existencial Ãs perspectivas antropolÃgicas metafÃsicas forne
Publicado em: 2006