O Romance No Palco
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. [ARTIGO RETRATADO] O mundo da vida e o mundo do texto em Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Resumo: O romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (2004), teve sua primeira publicação em 1859. Ele revela sua magnitude por dois aspectos: o primeiro, por ter sido o primeiro romance de autoria afrodescendente da literatura brasileira; o segundo, por ter sido o primeiro romance abolicionista escrito no Brasil. Nele, Maria Firmina dos Reis faz da escrit
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 10/01/2019
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2. Os transparentes: identidades nacionais em exibição na Angola de Ondjaki
Resumo: Embora o fim dos nacionalismos tenha sido apregoado no final do século passado, estes ainda marcam presença em nossas sociedades contemporâneas. Neste artigo, a partir do romance de Ondjaki, procura-se identificar e analisar diferentes representações e discursos construídos sobre o tema. O que se quer entender é se os discursos de identidade n
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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3. Fantasia e metaficcionalidade nos romances de Zamonien de Walter Moers
Walter Moers é um dos grandes autores da vertente fantástica dentro da literatura alemã atual. Desde a publicação de seu primeiro romance, em 1999, o escritor consagrou-se como autor de best-sellers. Nos seis romances publicados até a presente data tem-se um elemento comum, que serve de fio condutor às obras: o continente fictício de "Zamonien", um m
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06
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4. The Butcher Boy, de Patrick McCabe: no palco e na tela / The Butcher Boy, by Patrick McCabe: on stage and on screen
Essa pesquisa é a respeito das transposições do romance The butcher boy (1992), de Patrick McCabe, para a peça Frank Pig says hello (1992), por Patrick McCabe, e, para o filme The butcher boy (1997) adaptado e dirigido por Neil Jordan. O objetivo é analisar como o romance aparece no palco e na tela, ou seja, quais técnicas são usadas nas duas represen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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5. Dos jornais ao palco: romances folhetins e textos teatrais no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX
Os estudos com folhetins já vêm sendo desenvolvidos por historiadores brasileiros há pelo menos duas décadas, e eles têm desvelado aspectos importantes das relações entre história e literatura. As análises que privilegiam as relações entre romance folhetim e textos teatrais, no entanto, ainda são pouco usuais. Este artigo investiga essa faceta a
Tempo. Publicado em: 2012
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6. A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman / The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman
A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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7. O Rio de Janeiro em Esaú e Jacó, de Machado de Assis
O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da cidade no romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis. O Rio de Janeiro foi palco de inúmeras transformações nos mais variados campos (no econômico, no político e no social) ao longo do século XIX. A fim de entender esse processo, bem como de perceber seus reflexos nos episódios narrad
Publicado em: 2010
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8. Théâtre et libertinage dans les liaisons dangereuses : du roman à l'écran
As adaptações cinematográficas das obras literárias podem freqüentemente transmitir uma leitura, uma interpretação capaz de perpetuar um momento da recepção do texto de origem, de reavivar a discussão sobre seu significado, enfim de trazê-lo à vida. Para nós, a releitura fílmica inscreve-se na fortuna do romance. Nessa perspectiva, essa tese te
Publicado em: 2007
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9. A máscara da ópera em Dom Casmurro
Este estudo tem por objetivo investigar a representação da ópera no discurso de D.Casmurro, como máscara de um eu, que se desdobra em três personas: a do autor-casmurro, a do narrador e a da personagem Bentinho. Tal desdobramento cria uma correlação com a estrutura tripartite do gênero operístico, cuja autoria, também se divide entre o dramaturgo,
Publicado em: 2006
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10. No palco das memórias : adaptação para o teatro do romance Um Largo, Sete Memórias, de Adolfo Boos Junkes
Este trabalho constitui-se de uma adaptação para o teatro do romance Um Largo, sete memórias, de Adolfo Boos Júnior. Ou seja, partindo de uma mesma diegese, transpusemos um texto do gênero narrativo (um romance) para o gênero dramático. Para isso efetuamos um levantamento teórico considerando o confronto entre realidade e ficção, o processo de cria
Publicado em: 2002