Notas Musicais
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
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13. Avaliação da percepção de notas musicais em adultos cegos
A presente dissertação objetivou avaliar se a privação do sistema visual altera a percepção de notas musicais de adultos cegos quando comparados a adultos com visão normal. Participaram desse estudo 30 adultos (15 cegos (Grupo Experimental - GE) e 15 com visão normal (Grupo Controle - GC)), sendo 7 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, em cada grup
Publicado em: 2010
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14. De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma i
Publicado em: 2009
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15. Tecnologia Assistiva de Vivências Musicais na recuperação vocal de idosos portadores de Doença de Parkinson
Resumo A tecnologia de vivências musicais desenvolvida e testada teve o objetivo de avaliar sua efetividade em termos de recuperação vocal de idosos parkinsonianos. A metodologia desenvolvida em Jequié (BA), no campus da UESB, envolveu uma amostra de 12 idosos selecionados por conveniência e que se submeteram aos procedimentos de teste e avaliação da
Rev. bras. geriatr. gerontol.. Publicado em: 2008-12
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16. Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX: o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia
A partir de registros que comprovam o uso de acompanhamento do cantochão na prática musical de catedrais brasileiras nos séculos XVIII e XIX, este estudo procura discutir preliminarmente a utilização de documentos pertencentes ao Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (RJ) para a realização deste tipo de repertório, exemplificado no Hino a São João
Per musi. Publicado em: 2008-12
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17. Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o sé
Publicado em: 2008
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18. Polvo violonista : sistema multiagente para simulação de performances em violão
Este trabalho apresenta um sistema multiagente que permite simular execuções musicais em violão. Em uma execução musical no violão observam-se elementos distintos que, trabalhando em conjunto, produzem a sonoridade desejada pelo músico. Ou seja, as ações tomadas pelo violonista, através do sincronismo de suas mãos sobre o instrumento, influenciam
Publicado em: 2007
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19. Paradigma de equivalência de estímulos no ensino de leitura de seqüências de notas musicais
The present study investigated a procedure for teaching music notation for beginners based on the stimulus equivalence paradigm. Musical stimuli were sequences of three notes presented as sounds (A), notation in Treble Clef (B), notation in Bass Clef (C), and musical keyboard picture (D). Four undergraduate students participated in two experimental phases co
Publicado em: 2007
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20. Consonâncias planetárias: apresentação e fundamentação da terceira lei do movimento planetário no livro V do Harmonices Mundi (1619) de Johannes Kepler (15711630)
Um dos significados da palavra consonância é harmonia. Harmonia, no contexto matemático, remete-se a proporção, ordem e simetria. No contexto musical, harmonia indica uma sucessão lógica dos sons. No contexto espiritual, denota aproximação com o divino, paz. A obra de Johannes Kepler (1571 1630), Harmonices mundi (1619), é uma composição harmonio
Publicado em: 2007
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21. Um sistema para transposição automática de seqüências MIDI baseada em alcance vocal / An autonomus MIDI sequences transposition system driven by vocal comfort zone
Este trabalho apresenta uma solução para se transpor seqüências musicais MIDI codificadas em SMF (Standard MIDI Files) em formato 0 ou formato 1, de uma forma automática, aplicada em todas as trilhas e canais MIDI da música, preservando a formatação e conteúdos registrados nos arquivos originais. Esta transposição é baseada em um range vocal expl
Publicado em: 2006
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22. An autonomus MIDI sequences transposition system driven by vocal comfort zone / Um sistema para transposiÃÃo automÃtica de seqÃÃncias MIDI baseada em alcance vocal
Este trabalho apresenta uma soluÃÃo para se transpor seqÃÃncias musicais MIDI codificadas em SMF (Standard MIDI Files) em formato 0 ou formato 1, de uma forma automÃtica, aplicada em todas as trilhas e canais MIDI da mÃsica, preservando a formataÃÃo e conteÃdos registrados nos arquivos originais. Esta transposiÃÃo à baseada em um range vocal expl
Publicado em: 2006
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23. Melodic inventiveness : another approach to the analysing, composition and improvisation techniques modern popular music / Inventividade melodica : uma outra abordagem das tecnicas de analise, composição e improvisação em musica popular
Esta pesquisa sugere uma técnica de análise e composição não tradicional, passível de sistematização, aplicada à música popular. A organização desta foi baseada nas relações de tensão &resolução obtidas quando as alturas de uma melodia são comparadas com as da harmonia que as acompanha. A resultante da quantidade de notas não coincidentes
Publicado em: 2005
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24. Gerando acompanhamento rÃtmico automÃtico para violÃo : estudo de caso do Cyber-JoÃo / Gerando acompanhamento rÃtmico automÃtico para violÃo : estudo de caso do Cyber-JoÃo
Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composiÃÃo musicais, a geraÃÃo automÃtica de ritmo nÃo tem sido muito discutida na literatura de computaÃÃo musical. Essa tarefa à bastante difÃcil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensÃo musical: os mÃsicos explicam suas escolhas rÃtmicas em alto nÃvel, a p
Publicado em: 2004