Neoconcretismo
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. How Did Neo-Concretism End?
Resumo Neste artigo, Nicholas Brown analisa a trajetória de Hélio Oiticica desde seus trabalhos da década de 1950, alinhados às pesquisas da vanguarda neoconcreta, até sua obra dos anos 1970, demonstrando como o componente da experiência, tematizado na produção tardia de Oiticica, encontra-se implícito à objetividade do seu trabalho inicial, numa e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira
Este artigo aborda o cruzamento entre palavra e visualidade em três momentos da arte brasileira: Concretismo, Neoconcretismo e Nova Objetividade Brasileira. De um primeiro momento em que se busca a identidade entre palavra e imagem de modo predominantemente óptico passa-se a outro em que essa identidade está na dimensão simbólica da palavra identificada
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950
As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que ca
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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4. Metaesquema, metaforma, metaobra.
Resumo O texto analisa o Metaesquema de Hélio Oiticica, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Partindo de indicações do artista sobre a série e lidando com as noções de esquema e forma, observa-se como a obra é um experimento que, ao mesmo tempo, segue e critica princípios do concretismo, apresentando características que seria
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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5. Agripina é Roma-Manhattan, um belo quase-filme de HO.
Resumo Não faz maior sentido perder-se em discussões sobre ser ou não inacabada a realização de Hélio Oiticica rodada na Wall Street de 1972 levando-se em conta o filme que temos visto desde 1992 (em quase todas as retrospectivas do artista mundo afora) enquanto uma obra experimental concebida a partir da prática superoitista brasileira daquele iníci
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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6. Mário Pedrosa e o neoconcretismo:A centralidade de um projeto crítico
Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07
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7. Obra em construção: a recepção do neocentrismo e a invenção da arte contemporânea no Brasil / Work in progress: the reception of neoconcretism and the invetion of contemporary art in Brazil
O neoconcretismo ocupa posição singular no panorama das artes plásticas no Brasil. O discurso hegemônico sobre o grupo, compartilhado por críticos de formação e extração diversas, enfatiza o caráter de ruptura e seu papel determinante para desprovincianizar a arte brasileira e inseri-la em linha de continuidade com as vanguardas construtivas europ�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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8. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira / Cultural mediation and the building of an institutional vanguard: the case of the brazilian constructive art
O presente trabalho levanta questões sobre algumas formas particulares de estruturação de um sistema profissional de produção cultural para as artes plásticas no eixo Rio de Janeiro São Paulo no período que coincide com um momento de florescimento político e econômico e se fortalece a partir da segunda metade dos anos 1940 e ao longo das décadas d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2011
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9. Construção, desconstrução: o legado do neoconcretismo
Para os artistas ligados ao neoconcretismo brasileiro, a experiência construtiva resultaria do gesto extremo de passar a limpo e retomar em novo patamar as promessas extraviadas das vanguardas do construtivismo europeu, gesto, ao ver desses artistas, tantas vezes postergado na arte europeia e norte-americana da primeira metade do século XX.
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2011-07
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10. NEOCONCRETISMO E DESIGN: A PROGRAMAÇÃO VISUAL DE LYGIA PAPE PARA O CINEMA NOVO, NA DÉCADA DE 1960 / NEOCONCRETISM AND DESIGN: LYGIA PAPE¿S GRAPHIC DESIGN FOR THE NEW CINEMA MOVEMENT, IN THE 1960¿S
This work aims to study some concepts discussed by the international constructivist vanguards and their impact on the Brazilian constructive project. The research verifies that the emergence of the concrete art and the establishment of the industrial design as a discipline in Brazil, during the 1950¿s and 1960¿s, were inserted in a national program of mode
Publicado em: 2009
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11. Estudo aberto : um ensaio sobre o não-objeto como um mergulho na teoria neoconcreta
"Não-objeto" é um conceito criado por Ferreira Gullar, através do ensaio "Teoria do não-objeto" (1959), de odo a especificar o sentido da obra ou da experiência vivida pela arte neoconcreta. O corpus teorico ensaiado no texto, ainda pouco estuda, destaca certo trabalhos de Lygia Clark (1958) e de Amilcar de castro (1959) como motivações dessas formula
Publicado em: 2009
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12. Utopia e construção : melancolia e sobrevivência na arte contemporânea brasileira
O presente trabalho busca encontrar na arte contemporânea brasileira a relação entre a ascensão das ideologias artísticas construtivas e os desvios sofridos pelas premissas modernas ligadas ao programa desenvolvimentista dos anos 50 e 60 no Brasil. A partir das análises que vinculam as artes plásticas à arquitetura e à política desenvolvimentista,
Publicado em: 2009