Negros Brasil Usos E Costumes
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Pedagogias da transmissÃo da religiosidade africana na casa de candomblà Iabasà de Xangà e Oxum em Juazeiro do Norte-Ce / PedagogÃas de la transmisiÃn de la religiosidad en el hogar africano de Iabasà vudà de Shangà y OshÃn en Juazeiro-Ce
Investiga o mÃtodo de transferÃncia das manifestaÃÃes culturais e religiosas afro-brasileiras a partir das vozes do povo de santo e como se dà a contribuiÃÃo desse processo na construÃÃo identitÃria afrodescendente em Juazeiro do Norte. Relata o compromisso expresso na pedagogia de transmissÃo dos ritos, mitos e tradiÃÃes culturais recebidas de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
-
2. A confraria de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos de Quixeramobim (Cearà - Brasil): identidades e sociabilidades. / La confrÃrie de Notre Dame do Rosaire des Hommes Noirs de Quixeramobim (CearÃ-BrÃsil):identitÃs et sociabilitÃs
As irmandades ou confrarias de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos floresceram no Brasil no perÃodo da escravidÃo, adquirindo grande interesse para os africanos livres e cativos e seus descendentes. Apesar da imposiÃÃo ao culto catÃlico que lhes caracterizava, essas associaÃÃes leigas nÃo deixaram de ser um vetor de criaÃÃo de sociabilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/10/2010
-
3. Festas de negros em Fortaleza TerritÃrios, sociabilidades e reelaboraÃÃes (1871-1900) / FÃTES DE NOIRS Ã FORTALEZA Territoires, sociabilitÃs et rÃÃlaborations (1871-1900)
Nas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XIX, Fortaleza passou por grandes transformaÃÃes urbanas, sociais e polÃticas. Nesse contexto, as manifestaÃÃes culturais festivas negras que ocorriam na cidade sofreram perseguiÃÃes, preconceitos e tentativas de cerceamento. Para resistir, essa cultura negra revelou constantes reelaboraÃÃes e ressignificaÃÃes a pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2008
-
4. Cabras, Caboclos, Black and Mulatos - The slave family from Cariri (1850 - 1884). / Cabras, Caboclos, Negros e Mulatos: a famÃlia escrava no Cariri cearense (1850 - 1884).
A famÃlia era uma das principais prÃticas de sociabilidade engendradas pelos escravos do Cariri. AtravÃs de sua experiÃncia, os cativos formaram diversos arranjos familiares, que excediam a noÃÃo tradicionalmente ideal de matrimÃnio e nÃcleo familiar. Em meio a essa multiplicidade, constituiu-se uma famÃlia mista, na qual os laÃos de parentesco dos
Publicado em: 2008
-
5. The Reisado in the Juazeiro do Norte-CE e os contents of the history and culture african and afrodescendant: a way for the implementation the Law number 10.639/03. / O Reisado em Juazeiro do Norte e os conteÃdos da HistÃria e Cultura Africana e Afrodescente: uma proposta para a implementaÃÃo da Lei n 10.639/03.
RESUMO Esta pesquisa visa discutir no municÃpio de Juazeiro do Norte-Cearà a importÃncia da inclusÃo no currÃculo da educaÃÃo bÃsica da temÃtica âHistÃria e Cultura Africana e Afrodescendenteâ a partir da implementaÃÃo da Lei nÂ. 10.639/03. Levantamos momentos importantes da histÃria brasileira onde os movimentos negros estiveram presentes ma
Publicado em: 2007
-
6. Da "Negrada Negada": a negritude fragmentada - o movimento negro e os discursos identitários sobre o negro no Ceará (1982-1995)
Les processus de construction des discours identitaires noirs au Ceará sont abordés dans ce travail à partir de lhistoire du Mouvement Noir cearense, aprehendée dès 1982, quand divers groupes de conscience noire commencent à sarticuler, donnant lieu à une trajectoire militante que nous appelons Mouvement Noir, jusquen 1995, quand se consolide un proce
Publicado em: 2006
-
7. Festa de preto na São Paulo antiga: um exemplo de resistência na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1887-1907)
Esta dissertação é um estudo da presença da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1711, cuja igreja, que congregava negros e negras escravos e forras e que existia no atual centro velho de São Paulo, naquele momento, considerado, o campo da cidade. A pesquisa mostra a luta dos Irmãos em preservar sua igreja, símbolo de sua
Publicado em: 2006
-
8. Conflito de interesses entre o meio ambiente natural e o meio ambiente cultural e a prevalência do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana: um caso concreto
Diante da legislação vigente, que classifica as Estações Ecológicas como de uso indireto, e, conseqüentemente, proíbe a ocupação humana, e da Constituição Federal, que determina ao Poder Público e à coletividade a iniciativa para a preservação ambiental, não restam dúvidas sobre a importância do Meio Ambiente para a sobrevivência do homem.
Publicado em: 2006
-
9. Memórias sonoras da noite
Este trabalho recai sobre fragmentos de culturas musicais de origens africanas retidas em imagens e narrativas de viajantes oitocentistas que estiveram no Brasil. Com objetivo de ampliar o leque de conhecimentos sobre práticas culturais e enfocando as especificidades de saberesfazeres musicais, lança mão também de acervos museuológicos de instrumentos m
Publicado em: 2005
-
10. Carnaval, identidade etnico-cultural e educação não formal
A intenção da nossa pesquisa foi estudar, no carnaval e em dois períodos: 1842 - 1900 e 1982- 1992, as possibilidades de educação não formal e a construção de identidade étnico- cultural. Constatada tal possibilidade, isto é, a existência de educação não formal no espaço carnavalesco e também a construção de identidade étnico-cultural, vam
Publicado em: 1997