Narrativas Visuais
Mostrando 1-12 de 93 artigos, teses e dissertações.
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1. A favela onde moro: o território sob a perspectiva dos jovens
Resumo O presente artigo examina um conjunto de produções fotográficas criadas por seis jovens, moradores de uma favela da periferia de São Paulo, procurando refletir sobre a percepção que eles têm do território em que habitam. Grande parte da população de São Paulo reside em favelas, fenômeno urbano encontrado nas periferias de grandes metrópol
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-07
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2. “Nordestinidade”: narrativas de circulação, legitimação e institucionalização na arte
RESUMO Atentos aos processos de legitimação de identidades, discutiremos o uso de narrativas sobre “nordestinidade” na produção, circulação e institucionalização das artes visuais de Pernambuco durante o século XX. Analisaremos como eventos e obras se organizaram em torno de narrativas e contranarrativas, aqui denominadas “nordestinidade”, t
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-08
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3. O SI MESMO COMO UM OUTRO: IDENTIDADES EM NARRATIVAS VISUAIS DE APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA
RESUMO Neste estudo de natureza qualitativa, com base na hermenêutica ricoeuriana do si (RICOEUR, 1991), assim como nos trabalhos de Hall (2006) e Norton (2016), analiso a forma como o eu e o outro estão representados em narrativas de dez estudantes de diferentes nacionalidades aprendendo língua portuguesa como segunda língua em uma universidade pública
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-08
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4. Representações do aprender línguas em narrativas visuais: o que mostram as imagens de sites de escolas de inglês
Resumo Este artigo trata do discurso sobre aprender línguas construído e veiculado por imagens em sites de escolas particulares especializadas em ensino de idiomas estrangeiros, evidenciando as representações construídas por esses estabelecimentos para a sociedade em geral. Argumenta-se a favor da consideração de imagens nos estudos da linguagem, e s�
Ilha Desterro. Publicado em: 2020-04
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5. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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6. Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
Resumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diário
Pro-Posições. Publicado em: 02/12/2019
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7. Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
RESUMO Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e tamb�
Educ. rev.. Publicado em: 31/10/2019
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8. Intercessão fílmica: um encontro sempre em vias de acontecer
Resumo Este texto, que é um recorte de uma pesquisa de doutorado, intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de uma intercessão fílmica, incitando a pensar uma experiência educativa. Busca dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar em um encontro fílmico, possibilitando a produção de diferentes arranjos e tess
Pro-Posições. Publicado em: 04/07/2019
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9. Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto
2º lugar no 6º Prêmio ABEU 2020 na categoria Linguística, Letras e Artes. Este livro apresenta um percurso de reflexão desenvolvido em torno dos paradigmas críticos e dos repertórios bibliográficos que pautam os estudos pós-coloniais. Convocando os projetos literários de autores como João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Chinua Achebe, Mia Couto, Ruy Duarte de Carvalho, M. G. Vassanji, NoViolet Bulawayo, Arménio Vieira e Abdulai Sila, surgem possibilidades comparativas insólitas, das quais resultam novos pontos de partida para o campo de estudo das literaturas africanas contemporâneas. Elena Brugioni é professora licenciada em Letras Modernas. Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico, Teoria Pós-colonial e Literatura Comparada. Seus atuais interesses de pesquisa se debruçam sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspetiva pós-colonial comparada.
Autor(es): Brugioni, Elena
Editora da Unicamp. Publicado em: 2019
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10. O deficiente visual e a escola: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
Resumo A finalidade desta pesquisa foi analisar o consumo de serviços educacionais durante o ensino fundamental por deficientes visuais. Baseada na Pesquisa Transformativa do Consumidor, a investigação etnográfica foi desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual. Os dados foram coletados por meio de 16 entrevistas narrat
Organ. Soc.. Publicado em: 2018-09
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11. INTERVENÇÕES VISUAIS URBANAS: SENSIBILIDADE(S) EM ARTE, GRAFITE E PICHAÇÃO
Resumo O artigo propõe-se a discutir sentidos e significados implicados em narrativas de transeuntes acerca de três modalidades de intervenções visuais urbanas: a Arte Chancelada, o Grafite e a Pichação. Foram realizadas entrevistas com vinte e um(a) participantes não produtores(as) desses tipos de intervenção. A ênfase da discussão se dá nos asp
Psicol. Soc.. Publicado em: 18/12/2017
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12. Ensino de matemática na perspectiva da matemática como um discurso
Resumo: A discussão tecida neste artigo parte do pressuposto teórico de Sfard em considerar a matemática como um discurso, que se caracteriza pelo uso de palavras, mediadores visuais, narrativas endossadas e rotinas. Narrativas endossadas são tomadas como uma categoria similar à discussão de Marcuschi no que concerne ao texto, considerado, grosso modo,
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-12