Narrativa Interativa
Mostrando 13-24 de 34 artigos, teses e dissertações.
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13. Narrativa interativa e psicanálise
Desde sua origem a Psicanálise tem se ocupado das narrativas de pacientes que tecem suas vidas em histórias, reconhecendo nesse gênero expressivo da dramática humana a fonte de suas investigações. Além disso, os psicanalistas têm feito uso de narrativas transferenciais a fim de comunicar suas experiências clínicas à comunidade científica, contrib
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2011-03
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14. Narrativas interativas na investigação do imaginário coletivo de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado materno
A partir de nossa experiência clínica com gestantes e mães, interrogamo-nos sobre a possibilidade de que parte do sofrimento materno pudesse estar associado à falta ou insuficiência de suporte familiar e social. Intrigadas com o lugar que a maternidade ocupa hoje em nossa sociedade, propusemo-nos a investigar o imaginário coletivo de enfermeiras obsté
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2011
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15. RPG e história : o descobrimento do Brasil
Este trabalho vinculado a linha de pesquisa Ensino de Historia e Saberes Históricos, com Área de Concentração em Cultura Histórica têm por objetivo discutir o jogo de interpretação, também considerado literatura interativa Role-Playing Games (RPG). Traduzido para o nosso idioma como Jogo de Interpretação de Personagens, desde sua criação na déc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2010
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16. TV digital interativa brasileira: Um estudo sobre as possibilidades da narrativa na TV digital interativa brasileira: considerando o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre)
This research relates the concept of Interactive Digital TV, in its aspects technicalcomputing, linking them with new forms of expression of content in order to allow the production of new genres, sub-genres of narrative in television products. It shows that television, from computational systems, becomes from a connected device to a transmission system in a
Publicado em: 2010
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17. A construção de uma tabela periódica interativa : uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento
Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articula-se com os Estudo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/12/2009
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18. Cibernarratologia : um estudo integrado sobre narrativas ficcionais da cibercultura
A presente pesquisa se propõe a fornecer um conceito de cibernarratologia que integre a tradição da narratologia e as transformações trazidas pelo desdobramento da narrativa ficcional no ciberespaço, considerando os seus formatos estruturais lineares e multilineares, a integração da rede de conhecimentos e da rede de dimensões de leituras inerentes
Publicado em: 2009
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19. Dificuldade de estudar online: uma narrativa de experiência de aprendizagem
This study aims to describe and to interpret the phenomenon of the difficulty of studying online in a continuing education course for teacher of English as a foreign language called Teachers Links, from the perspective of the teacherstudent. The interest on the study came from the need to understand from the point of view of the teacher-student, how the expe
Publicado em: 2009
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20. Estruturas narrativas da hipermídia: uso e interações contemporâneas
O objetivo desta pesquisa discorre sobre as estruturas narrativas em diferentes etapas e contextos históricos. Seguindo a linha de investigação pretendo fazer relações entre a narrativa a partir do século XV, aqui representada pelo nascimento da cultura impressa e o uso e interações contemporâneas na hipermídia. O uso e as interações contemporân
Publicado em: 2008
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21. Estruturas narrativas na hipermídia: aplicações metodológicas para objetos educativos filosófico-religiósos
A pesquisa realiza uma análise das metodologias empregadas em produções digitais, tomando como guia a proposta metodológica da hipermídia enquanto instrumento de compreensão das várias formas de expressão digitais, aplicadas a cases que associam os saberes filosóficos (em objetos reflexivos) com as formas de narrativas presentes na tradição ociden
Publicado em: 2008
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22. A construção da imagem realista em jogos de videogame: um estudo sobre as representações imagéticas nos games de nova geração
Os videogames hoje apresentam novas formas de linguagem hipermidiática, ou seja, narrativas complexas na modalidade de jogos, nas quais os usuários, aqui denominados interatores, inserem-se com o intuito de se divertir. Os games tornaram-se em pouco tempo um ambiente em que diferentes formas de comunicação se apresentam de forma interativa, dando ao joga
Publicado em: 2008
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23. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais
TEMA: habilidades pragmáticas em crianças. OBJETIVO: analisar o perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas, sem alterações de linguagem e verificar se há diferenças significantes nestas habilidades, considerando o nível sócio-econômico destas crianças. MÉTODO: participaram do estudo 30 crianças, entre 36 e 47 meses, pertencentes a
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2007-04
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24. Vão dos Buracos: da narrativa clássica ao banco de dados como gênero - análise e experimentação para criação de um documentário interativo
O presente estudo parte do conceito proposto por Maurice Blanchot de narrativa como acontecimento para proceder a uma análise dos elementos estruturantes da narrativa clássica, do romance moderno e de obras hipermidiáticas, com o objetivo de eleger e aplicar um desses modelos na criação de um documentário interativo. Mediante uma revisão bibliográfic
Publicado em: 2007