Narrativa Em Primeira Pessoa
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
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13. Vidas de professoras: um contributo para o estudo das relações entre percursos de vida e ação pedagógica
Vidas de professoras: um contributo para o estudo das relações entre percurso e ação pedagógica é um trabalho que apresenta reflexões sobre as histórias narradas por alguns professores alfabetizadores a fim de perceber as relações existentes entre percursos de vida e ação pedagógica destes profissionais. O trabalho está dividido em cinco partes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
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14. O fabricante de textos - uma leitura de Budapeste de Chico Buarque / The text maker: an interpretation of Budapeste by Chico Buarque
O romance Budapeste de Chico Buarque é uma narrativa em primeira pessoa que relata de forma não linear a trajetória do ghost-writer José Costa, desde os tempos de faculdade, quando vendia sob encomenda monografias e trabalhos acadêmicos, no Rio de Janeiro, até o seu estabelecimento definitivo na cidade de Budapeste, na Hungria, depois de ser-lhe atribu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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15. O beijo de Spade: gênero, narrativa, cognição
Este artigo descreve a primeira elaboração da persona cinematográfica do ator norte-americano Humphrey Bogart, em O falcão maltês, de 1941. Argumento que tal noção de pessoa hollywoodiana produz a mediação entre a imagem do artista e sua trajetória social: ela é uma espécie de poder simbólico capaz de estabelecer o artista na estrutura de produ�
Mana. Publicado em: 2011-12
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16. O parricídio como espetáculo da violência: O dia em que matei meu pai
Resumo A voz narrativa em primeira pessoa no romance de Mario Sabino, O dia em que matei meu pai, constrói um universo composto por duas coordenadas: uma segue a lógica subjetiva do prazer/perversão em que os personagens descritos pelo narrador evidenciam sociopatologias como resultado de um contexto regido pela violência psicológica e pela amoralidade,
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-06
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17. Cor inquietum : uma leitura de confissões
A finalidade deste estudo é compreender o percurso filosófico de santo Agostinho, ao longo de sua obra Confissões, a partir de suas interrogações sobre si mesmo, sobre o homem, sobre Deus. Com ênfase na novidade do estilo que é adotado em sua narrativa a autobiografia a intenção é compreender o que nesse pensador pode ser chamado de manifesto do mu
Publicado em: 2011
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18. A ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa
O presente estudo aborda a ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa. O ponto de partida para a reflexão empreendida aqui é a teoria elaborada por Hamburger, para quem a primeira pessoa seria fingimento, e não ficção. Refletindo sobre tal teoria, adota-se aqui o conceito de ficção elaborado por Iser, mas com atenção também para outros teórico
Publicado em: 2010
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19. Nos meandros da memória, subjetividade e “confissão” em Angústia, de Graciliano Ramos
Este estudo literário propõe-se sondar a narrativa determinada pelo fluxo de consciência, mais especificamente o romance Angústia (1936), de Graciliano Ramos. A análise visa perscrutar a interioridade psíquica do narrador-personagem nessa prosa brasileira. O protagonista chama-se Luís da Silva, sujeito que procura a evasão da vida social por intermé
Publicado em: 2010
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20. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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21. Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien / A narrator in the limit: the way of first person of Beckett from nouvelles to textes pour rien
O foco dessa dissertação é o estudo do narrador de uma importante fase da obra em prosa de Samuel Beckett. O período escolhido inicia-se com as novelas Premier Amour (1970), Lexpulsé, Le calmant e La fin (1955), primeiros textos em francês do autor, e encerra-se com a obra Textes pour rien (1955), o que abrange a produção em prosa de Beckett entre 19
Publicado em: 2009
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22. A oralidade de José Cândido de Carvalho em O coronel e o lobisomem / The orality of Jose Candido de Carvalho in O Coronel e O Lobisomem
Este trabalho tem como objetivo pesquisar de que maneira a oralidade se encontra manifestada em O coronel e o lobisomem, uma narrativa escrita literária de José Cândido de Carvalho. O romance autobiográfico é escrito em primeira pessoa, pelo próprio coronel Ponciano de Azeredo Furtado, narrador e personagem, o qual, por meio de recursos diversos, ling�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/07/2008
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23. A memória no espaço da escritura de quarto de hora: contos de Maria Lúcia Medeiros
O propósito desta dissertação é estudar o processo de criação poética no livro de contos Quarto de Hora de Maria Lúcia Medeiros, publicado em 1994, em Belém do Pará, Brasil. É um processo ficcional que, em vista das múltiplas marcas estilísticas, apresenta similaridades com o discurso da oralidade, enquanto lendas ou histórias infantis, além d
Publicado em: 2007
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24. Jornalismo em primeira pessoa : a construção de sentidos das narradoras da revista TPM
A imprensa feminina atua na construção de modelos de mulher a partir de uma fala hegemonicamente normativa e pedagógica. Lançada em 2001, a revista Trip para Mulher, a TPM, caracterizada por narradoras que assumem sua presença no texto e compartilham sua intimidade, afirma constituir-se como uma ruptura aos manuais que ensinam como ser mulher e reiteram
Publicado em: 2007