Nao Diferenciacao Estetica
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1. EL ARTE COMO REALIDAD TRASFORMADA EN SU VERDAD. LA REHABILITACIÓN HERMENÉUTICA DE LA ESTÉTICA EN HANS-GEORG GADAMER
RESUMO Este artigo pretende mostrar que a arte só tem relevância estética para Gadamer quando é libertada da estética. Os conceitos que definem a compreensão estética da arte, subjetivismo, experiência, objetivismo, baseiam-se na noção central que caracteriza a estética: a diferenciação estética. A diferenciação estética implica uma diferen�
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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2. Dos poros ao sopro: uma crítica ao paradigma identitário
A pesquisa busca acolher, sem hierarquia, as ressonâncias entre a experimentação estética, as investigações da física e a fisiologia corporal dos afetos a partir de uma possível interlocução de seus discursos. Essa parece ser uma aposta política da mestiçagem entre campos que se anuncia desde a aurora do séc. XX com a crise dos fundamentos. O s�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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3. Michel Foucault, leitor de Pasolini: a propósito da ontologia do presente
A consolidação irrecusável de um regime de expansão-consumo-tolerância retifica toda manifestação simbólica do presente em uma vida comum. Os sintomas da hodierna civilização do consumo nos corpos das subjetividades resumem a composição da ordem das relações individuais e coletivas sob os signos do desenvolvimento econômico, das garantias jur�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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4. O corpo e seus limites: entre o tecnicismo biológico e a narrativa estética
Na modernidade, o corpo foi tomado como um lugar reservado à identidade e ao espaço de diferenciação com os objetos do mundo. Essa marcação subjetiva do corpo pressupõe a referência à ideia de finitude, ou seja, aos condicionamentos biológicos e sócio-culturais do indivíduo, de acordo com a perspectiva foucaultiana sobre o surgimento das ciência
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2011
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5. Cibernética : ciência e técnica / Cybernetics : science and technique
Hoje tudo parece ser informação. Informação digital é o que existe em nossos computadores, é o que flui pela Internet; a informação estética é usada como forma de diferenciação de mercadorias, e rouba do velho tempo de trabalho a determinação dos preços; informação quântica é o que existe na realidade mais fundamental, no veloz girar dos s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2010
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6. A dimensão performativa do gesto na prática docente
O presente estudo, de caráter ensaístico, discorre, desde um ponto de vista filosófico, sobre o sentido do gesto em geral e na prática educativa. A análise procede da diferenciação do sentido do gesto do mero gesto motor em relação aos gestos figurado ou expressivo a partir da qual se depreende a acepção própria de gesto à investigação. Infere
Revista Brasileira de Educação. Publicado em: 2010-12
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7. Modos de ser da arte e modos de temporar : estudo etnográfico na oficina de criatividade de um hospital psiquiátrico
A presente pesquisa, inserindo-se na órbita de uma antropologia da arte ou estética, visa dar conta da singularidade das produções-práticas artísticas dos internos-reclusos de um hospital psiquiátrico, realizadas na oficina de criatividade desse mesmo hospital. Busca-se responder antropologicamente à questão - "que arte é essa?", referindo-se ao co
Publicado em: 2010
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8. Marketing direcionado ao cliente felino
Se for perguntado a várias pessoas o que é marketing, é bem provável ouvirse uma série de descrições. Porém, o marketing vai muito além do que as pessoas imaginam, pois é mais do que a simples publicidade ou venda de um produto (PRIDE, 2001). O marketing implica desenvolver e gerenciar um produto que atenda as necessidades do cliente, algo muito im
Publicado em: 2010
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9. Criança e imagem no olhar sem corpo do cinema
O tema central desta tese é a análise da imagem da criança no cinema. Para tanto, este trabalho está alicerçado, ele mesmo, numa imagem conceitual tríptica, na qual as noções de criança, imagem, autoria remetem, estruturalmente, a seus três eixos fundamentais. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver o conceito de criança a partir de uma pe
Publicado em: 2008
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10. A arte de não interpretar como poesia corporea do ator
Essa dissertação busca analisar a diferenciação entre representação e interpretação e mostrar o processo de formação de um ator não-interpretativo proposto pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais -UNICAMP. Também criou-se um CD-ROM para que essa proposta de processo fosse substancializada por um meio audiovisual, já que toda a
Publicado em: 1998