Musicology
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
13. Percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental: uma análise multidimensional / Subjective time perception during the appreciation of western erudite music: a multidimensional scaling
Music has been used in the research of subjective time perception because of its characteristics of temporal structure, as the rhythm, the tempo, the musical accents and others. The combination of these elements during musical listening task excite the activation of attention and memory processes involved in processing of the temporal perception. Due to the
Publicado em: 2009
-
14. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
-
15. A royal and imperial repertoire for the clarins : a retrieval for the history of the trumpet in Brazil / Um repertorio real e imperial para os clarins : resgate para a historia do trompete no Brasil
Esta dissertação tem como tema principal a presença do Clarim no Brasil e enfatiza a utilização deste instrumento musical na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro no início do século XIX. De acordo com nossas pesquisas, clarim foi um dos nomes utilizados no decorrer da história brasileira para se referir ao trompete natural. Neste trabalho apresen
Publicado em: 2009
-
16. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
-
17. Belmácio Pousa Godinho: vida e obra do compositor paulista / Belmácio Pousa Godinho: vida e obra do compositor paulista
The purpose of this paper is to present the life and work of Belmácio Pousa Godinho, composer, flutist and serenader, who was born in Piracicaba (SP), in 1892 and lived sixty-three years in the city of Ribeirão Preto, in the interior of the State of São Paulo where he developed and consolidated his career. A great amount of information has been collected
Publicado em: 2008
-
18. A fiddle forgotten : Jose Eduardo Gramani and the revival of the Brazilian rabeca : postmodernism and performance practice / O violino violado : rabeca, hibridismo e desvio do metodo nas praticas interpretativas contemporaneas : tradição e inovação em Jose Eduardo Gramani
This study examines changes in ways of performing music that took place in the second half of the 20th century. As an example and reflection of these changes, it takes the opus of José Eduardo Gramani and his research on the Brazilian rabeca and the context of "historically informed performance" (HIP). My point of reference is Adorno s essay Bach Defended a
Publicado em: 2008
-
19. Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o sé
Publicado em: 2008
-
20. Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial / Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial
The thesis is based on the idea of innate idiosyncrasy of Illuminism and its relation to the changes in the meaning of music, not only in relation to the language structures, but also in the processes of its reception in the 18th century. In Brazil, the process was increased as the intense social movement concealed a complex field of conflict which did not u
Publicado em: 2008
-
21. MÃsica das Formas: a melopoÃtica no romance Avalovara, de Osman Lins
This essay stands about the yet little discussed subject, in the field of the intersemiotics studies, of the possible relations between two kinds of art said as âtemporalâ in the classic definition of Lessing: literature and music. Although they are closer, in this aspect, than the other arts known as âsistersâ, but âopponentsâ â literature and painti
Publicado em: 2008
-
22. Vicente Salles : trajetória pessoal e procedimentos de pesquisa em música
O presente trabalho trata de aspectos biográficos e de parte da obra de Vicente Salles (Caripi, Pará, 1931) antropólogo, historiador e folclorista, autor de estudos na área de música e colaborador da musicologia brasileira seus procedimentos e técnicas de pesquisa e os principais temas por ele desenvolvidos na pesquisa em música.
Publicado em: 2007
-
23. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
-
24. Cantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosi / Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Na presente tese, descreve-se a prática vocal carioca do início dos oitocentos, ressaltando como ela teria sido influenciada pela presença da corte portuguesa. Para tanto, consultamos um grande número de fontes primárias, tanto musicais quanto históricas. As fontes musicais mais importantes foram o próprio repertório composto no Rio daqueles dias e u
Publicado em: 2007