Musical Hybridism
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
2. Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980 / Compositional procedures in the music of Edu Lobo 1960-1980
A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e an
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
-
3. Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980 / Compositional procedures in the music of Edu Lobo 1960-1980
A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e an
Publicado em: 2010
-
4. Reflexões sobre Hekel Tavares e seu cancioneiro / Reflections about Hekel TAvares and his song / Reflections about Hekel TAvares and his song / Reflexões sobre Hekel Tavares e seu cancioneiro
This dissertation reflects about the songs of Brazilian composer Hekel Tavares through the perspective of the anthropological theory of culture and the cultural hybridism theory. It works on three fields: the critique about the composer; the proposition of solutions to questions about his life and musical work; the establishment, through three of his songs,
Publicado em: 2009
-
5. Reflections about Hekel TAvares and his song / Reflections about Hekel TAvares and his song / Reflexões sobre Hekel Tavares e seu cancioneiro / Reflexões sobre Hekel Tavares e seu cancioneiro
This dissertation reflects about the songs of Brazilian composer Hekel Tavares through the perspective of the anthropological theory of culture and the cultural hybridism theory. It works on three fields: the critique about the composer; the proposition of solutions to questions about his life and musical work; the establishment, through three of his songs,
Publicado em: 2009
-
6. Uma trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
This work aims at exploring the stylistic resources of the seven string-guitar in the Brazilian choro. It presents a brief description of the pioneers of choro, which is justified due to the traditional repertoire which the seven-string guitar covers, followed by an analysis of Garotos (Aníbal Augusto Sardinha) guitar contribution, this research deals with
Publicado em: 2009
-
7. A fiddle forgotten : Jose Eduardo Gramani and the revival of the Brazilian rabeca : postmodernism and performance practice / O violino violado : rabeca, hibridismo e desvio do metodo nas praticas interpretativas contemporaneas : tradição e inovação em Jose Eduardo Gramani
This study examines changes in ways of performing music that took place in the second half of the 20th century. As an example and reflection of these changes, it takes the opus of José Eduardo Gramani and his research on the Brazilian rabeca and the context of "historically informed performance" (HIP). My point of reference is Adorno s essay Bach Defended a
Publicado em: 2008
-
8. "New wine into old wineskins". A comunicational sight over the gospel explosion in the Protestant religious contemporary scenery / "Vinho novo em odres velhos. Um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil"
Uma análise comunicacional da explosão gospel e sua expressão entre os diferentes segmentos do cenário religioso evangélico contemporâneo no Brasil é o objeto deste trabalho. Inicialmente um movimento musical, o gospel explodiu na última década do século XX entre os evangélicos e deu forma a um modo de vida configurado pela tríade música-consumo
Publicado em: 2004