Musical Film
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
1. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
-
2. Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em Sal de Prata
Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: ¿Sal de Prata¿ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aprox
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
3. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
-
4. Dialogismo e tradução intersemiótica em Pink Floyd The Wall: luto e melancolia na Inglaterra do pós-guerra
O filme Pink Floyd The Wall, adaptação para o cinema do álbum conceitual da banda Pink Floyd, narra a história, desde a infância até sua completa alienação, do protagonista Pink, um músico nascido na Inglaterra nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, cuja morte do pai durante a guerra lhe desencadeia um processo de depressão e melancolia que cul
Publicado em: 2010
-
5. DANCER IN THE DARK: TRADITION AND RUPTURE IN THE CINEMA OF LARS VON TRIER / DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER
The movie industry has evolved a standardised visual strategy for film production and marketing, which promotes a proliferation of clichés, determining the use of the known images and their respective readings. Part of a mass culture that is present in a global scale, these representations are attached to the conventions and illusionism of cinema through te
Publicado em: 2010
-
6. Between expressions and contents: from semisymbolism to tensive categories / Entre expressões e conteúdos: do semissimbolismo às categorias tensivas
In the framework of French Semiotics, the concept of semisymbolism enabled a more systematic study of the contributions of the expression to the meaning in texts. It became possible to recognize categories on the level of manifestation of texts that would then be homologated to opposing pairs in the content. Though it meant a great theoretical gain, semisymb
Publicado em: 2010
-
7. Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras,
Publicado em: 2010
-
8. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
9. A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO NA UFSM
This thesis was carried out following the research line Education and Arts of the Postgraduate Education Program at the Federal University of Santa Maria (UFSM), Brazil, and it is one of the works originated in the research group FAPEM (Qualification, Action and Research in Musical Education), registered at the Brazilian research support agency CNPq. This wo
Publicado em: 2008
-
10. Função musical, acertos e errância na cinematografia publicitária : entre o jugo da estrutura e a epfania pública da imagem / Musical function, hits and wanderings athwart cinema adverts : between the yoke of the structure and the public epiphany of the image
Este trabalho é, em parte, uma exploração do meio publicitário com vista aos modos como a música é empregada em sua cinematografia. Do ponto de vista conceitual, posso dizer que a obra filosófica de Deleuze e Guattari é o ponto de encontro e divergência deste ensaio, que tem, quanto às filosofias da representação, uma postura crítica. À orienta
Publicado em: 2008
-
11. Poética do pop: a música como recurso narrativo no cinema contemporâneo. / Pop poetic: music as a narrative device in contemporary cinema.
This dissertation hereby aims at discussing about pop music functions in the filmic narrative. After all, pop music operates a variety of roles in the cinema universe both as building a film meaning and addressing it to a specific audience which uses music as a cultural device, and as a fundamental element to the own filmic narrative, performing some action,
Publicado em: 2007
-
12. The Work of Thomas Newman to the Cinema : Musical Facts that contribute to the Filmic Narrative Creation / A obra de Thomas Newman para o cinema : fatores musicais que contribuem para a criação da narrativa filmica
This research had for purpose to perform an analytical study of the music by composer Thomas Newman and its interaction to filmic narrative. The general principles of music utilization as part of the audiovisual composition were approached. Such principles, in part, were consolidated by the Hollywood tradition. Some theoretical considerations were made, base
Publicado em: 2007