Musica Sacra
Mostrando 13-24 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
13. Aspectos de regência e execução nos responsórios para Quarta Feira Santa de Antonio dos Santos Cunha.
A presente pesquisa procurou identificar elementos específicos da linguagem musical empregada na composição da obra Responsórios para Quarta Feira Santa de Antônio dos Santos Cunha, composta provavelmente no final do século XVIII ou início do século XIX, e a partir desta coleta de dados, oferecer subsídios para sua interpretação. Para cumprimento
Publicado em: 2009
-
14. Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX: o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia
A partir de registros que comprovam o uso de acompanhamento do cantochão na prática musical de catedrais brasileiras nos séculos XVIII e XIX, este estudo procura discutir preliminarmente a utilização de documentos pertencentes ao Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (RJ) para a realização deste tipo de repertório, exemplificado no Hino a São João
Per musi. Publicado em: 2008-12
-
15. A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto
This dissertation proposes an analysis of the sacred musical work by Porto Alegre composer Léo Schneider (1910-1978) based on a selection of his major sacred compositions. It emphasizes the uniqueness of Schneiders esthetic project and its possibilities as a tool for religious education. The first part of the research introduces Leo Schneiders personal hist
Publicado em: 2008
-
16. Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o sé
Publicado em: 2008
-
17. Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical
The Grupo de Louvor e Adoração (Praise and Adoration Group) as a musicaltheological educational space and instrument in congregations of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil). The research begins by outlining an historical profile of the introduction of the model of Praise and
Publicado em: 2008
-
18. Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra
The present work has as object the research the conceptions about music, motivations and music expectatives of students of a Sacred Music Seminar. For this study I used qualitative research strategies. These strategies include document collection, participant observations and semi-structured interviews with 22 seminar students during a year and a half. The i
Publicado em: 2007
-
19. "Symphony of Psalms by Igor Stravinsky: subsidy for an interpretation." / Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky : subsidios para uma interpretação
Em busca de uma maior compreensão da Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky, tendo em vista sua interpretação dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolvimento de tal processo. O trabalho é composto
Publicado em: 2006
-
20. Modelos pré-composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil.
A presente pesquisa procurou identificar a presença de modelos pré-composicionais (MPC) no repertório das Lamentações de Jeremias constantes em território brasileiro, no período histórico compreendido entre o Concílio de Trento (1545-1563) e o Motu Proprio Tra le Solicitudine de Pio X (1903). Assim definido o objetivo geral e determinados os necess�
Publicado em: 2003
-
21. Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
Este trabalho tem dois objetivos principais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segundo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes d
Publicado em: 2003
-
22. Músicos de Sabará: a prática musical religiosa a serviço da Câmara (1749-1822)
This dissertation presents an analysis of the musical activity performed close to the Senate of Vila Real de Sabará, during the period between 1749 and 1822.The musicians as other representatives of the arts and of the occupations (carpenter, tailor, blacksmith, shoemaker, etc) of the village were regularly requested to act in the events promoted by the Cha
Publicado em: 2002
-
23. A obra vocal "de capella" de padre Jose Mauricio Nunes Garcia : seis edições e seus elementos de escrita
The theoretical knowledge of Father José Maurício Nunes Garcia, the greatest reference of Brazilian Colonial Period, is still underestimated, in spite of the amount of his production. The edited works available to analysis are scarce, contributing to this view. The aim of this research is the study of the most relevant elements of writing in six vocal work
Publicado em: 2000
-
24. A relação texto-musica nas canções religiosas de Almeida Prado
The main objective of this Master s Thesis is to study the text/music relations - with special attention to the piano part - of the religious art songs of the Brazilian composer José Antônio Rezende de Almeida Prado. The texts of these songs are either Biblical, Roman Catholic Church Prayers, or texts and prayers written by Saints. To achieve this objectiv
Publicado em: 1996