Musica Regional Rio Grande Do Sul
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1. A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e liter
Publicado em: 2011
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2. O sertanejo além-mar : identidade regional e imigração goiana na República da Irlanda
A partir da análise de um fluxo emigratório de brasileiros de Goiás em direção à República da Irlanda, esta tese tem como objetivo compreender como os elementos da identidade regional desses imigrantes são reforçados, negociados ou negados no contexto da vida no exterior. Procurei, ainda, entender como essa experiência impacta as leituras que esses
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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3. Canta meu povo : uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)
O presente trabalho aborda, sob a perspectiva historiográfica, a produção musical do compositor e cantor Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira, 1927-1985), durante seus vinte e seis anos de atuação no mercado fonográfico. Ao longo de cinco capítulos, procura-se analisar o cancioneiro de Teixeirinha em suas mais diversas facetas: as influências que lhe m
Publicado em: 2010
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4. Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-
Publicado em: 2010
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5. A narrativa musical, memória e fonte de informação afetiva / The musical narrative, memory and sources of affective information
Objetiva mostrar como a narrativa musical é capaz identificar os conteúdos significativos relativos aos valores e os sentimentos ligados à tradição de grupos sociais regionais, constituindo-se em uma fonte de informação. Partiu-se da análise de uma canção gaúcha, do cantor Gildo de Freitas, em que o narrador expressa suas recordações sobre o pas
Publicado em: 2010
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6. Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935)
Esta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que
Publicado em: 2010
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7. THE USE OF THE REGIONAL MUSIC AS THE IDENTITY MEDIATOR / O CONSUMO DE MÚSICA REGIONAL COMO MEDIADOR DA IDENTIDADE
O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros apresentam-se como concorrentes, opondo o campo à cidade e a tradição à modernidade. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, t
Publicado em: 2008
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8. Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a música está presente nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas estaduais vinculadas à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos buscaram identificar as atividades que constituem as práticas musicai
Publicado em: 2007
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9. Bento Mossurunga e o movimento paranista : estudo histórico-analítico das obras para canto e piano e piano solo compostas nas décadas de 1930, 40 e 50
O presente trabalho empreendeu um estudo histórico-analítico de uma seleção de obras para piano e canto e piano do compositor paranaense Bento Mossurunga, compostas entre as décadas de 1930, 40 e 50, com o propósito de examinar de que maneira o compositor buscou codificar a “cor local”, ou seja, fixar elementos da música de tradição oral no text
Publicado em: 2007