Musica Popular Censura Brasil
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Festivais da canção: uma proposta de leitura
Os festivais da canção, realizados no Brasil entre 1965 e 1985, tornaram-se um marco histórico, cultural e político de nosso país, considerado até hoje como um dos momentos mais criativos da nossa música popular. Revelaram grandes talentos da MPB e trouxeram à luz belíssimas composições que desafiaram corajosamente as regras impostas pelo governo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/10/2012
-
2. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
3. É o meu parecer: a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969-1974)
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: História Regional, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como Área de Concentração: História e Cultura Histórica. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo, o uso da censura política sobre a música de protesto durant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2010
-
4. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982)
A proposta de abertura do regime, elemento central da agenda política do regime militar brasileiro na segunda metade dos anos 1970, teve um grande impacto na cena cultural protagonizada pela oposição civil ao regime. A fase da "distensão-abertura" coincidiu com a consagração comercial e cultural da Música Popular Brasileira (MPB) que, desde os anos 19
Estud. av.. Publicado em: 2010
-
5. A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário. / The Brazilian popular music as a repository for protests against militar dictatorship: the metaphors full of voices against the autoritarian regime.
The Brazilian musical movement known as MPB (Música Popular Brasileira Brazilian Popular Music) has had a fundamental role in getting across messages against the oppressive political system which prevailed in Brazil between the years of 1964 and 1985. During this period, any kind of manifestation against the military regime was considered subversive and its
Publicado em: 2007
-
6. Raul Seixas: a mosca na sopa da ditadura militar - censura, tortura e exílio (1973-1974)
This dissertation aims to rescue the importance of the singer and composer Raul Seixas (1945-1989) in the period between the military dictatorship and the promulgation of 1988 Constitution. It seeks, still, to verify his insertion into the Brazilian artistic scenario and in other segments during the 1970 decade, as the counterculture, the censorship, the rep
Publicado em: 2007
-
7. As mulheres de Chico Buarque: análise da complexidade discursiva de canções produzidas no período da ditadura militar
Este trabalho identifica e analisa as marcas e estratégias discursivas utilizadas por Chico Buarque em canções produzidas no período da ditadura militar para burlar os censores e continuar conscientizando seu público. O ponto de partida é a hipótese de que as canções populares produzidas durante o Regime Militar veiculam um discurso específico de c
Publicado em: 2006
-
8. Os desafinados: sambas e bambas no "Estado Novo"
O cerco do silêncio que a ditadura do Estado Novo montou em torno das práticas e discursos que pudessem destoar das normas então instituídas levou muita gente, por muito tempo, a acreditar no triunfo de um pretenso coro da unanimidade nacional. Caminhando na contramão dessa corrente, que estende seu alcance aos domínios da música popular, esta tese pr
Publicado em: 2005