Musica Popular Brasil
Mostrando 37-48 de 202 artigos, teses e dissertações.
-
37. "Nuvem cigana" : a trajetória do Clube de Esquina no campo da MPB / "Gypsy cloud" : Corner Club¿s trajectory in the MPB
O trabalho aborda uma parcela da vasta e heterogênea trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB (Música Popular Brasileira). Esse grupo de músicos, letristas e amigos, inicialmente gestado em Belo Horizonte/MG em meados dos anos 1960, atingiu o ápice fonográfico na primeira metade da década seguinte, conjugando um aguçado caráter experimental e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
38. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
39. À sombra do rei: elementos críticos para a análise da discografia de Roberto Carlos (1961-1982)
Trata-se de um estudo de parte da produção artística de Roberto Carlos. O cantor é o maior fenômeno da música popular brasileira, totalizando mais de 120 milhões de discos vendidos (SANCHES, 2009). Além disto, sua história acompanhou a formação e sistematização da indústria cultural nacional. Consequentemente, para compreendermos de forma adequ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
40. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
-
41. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
42. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
43. Vozes sem eco entoadas no Nordeste do Brasil: construtos de resistência à degradação ambiental
O artigo enaltece as vozes contra a degradação ambiental, com foco na fauna, flora e ambientes naturais circunscritos, usando a poesia contida em obras da música popular brasileira nordestina. Assume-se que tal poesia pode ser usada como denúncia do grave problema de degradação ambiental que ora ocorre no Brasil, e que movimentos ambientalistas podem e
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2012-09
-
44. Comparing Brazilian and North American songs about money
Este artigo compara a música popular brasileira e a norte-americana. Ele enfoca as letras de canções compostas principalmente na primeira metade do século XX, quando um intenso processo de construção de identidades nacionais estava ocorrendo no Brasil e nos Estados Unidos. Várias destas composições se tornaram clássicas. Estas canções eram e aind
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2012-06
-
45. DE HOMENS E CARANGUEJOS AO CARANGUEJOS COM CÉREBRO: A REGIÃO CULTURAL DO MOVIMENTO MANGUEBIT E O RECIFE CONTEMPORÂNEO
A influência da cena cultural conhecida como movimento Manguebit na cultura popular nordestina é o objeto de estudo da pesquisa, sendo através das metodologias de investigação em Geografia, especificamente as abordagens regional e cultural, o subsídio científico para a construção do conceito de região cultural própria do movimento. Destacam-se car
Publicado em: 03/04/2012
-
46. O VIOLÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX: O LEGADO DE RAPHAEL RABELLO
O escopo do artigo é discutir a obra e contribuição do violonista Raphael Rabello para o violãoe a música popular brasileira, a partir de uma contextualização histórica e circunstanciada. Aobra de Raphael Rabello é analisada através de suas criações técnicas híbridas para o violãode seis e de sete cordas, além da contribuição da inserção
Publicado em: 18/03/2012
-
47. A milonga no redemoinho da canção popular : Bebeto Alves e Vitor Ramil
Aderida de modo amplo aos campos da literatura, da música e da história e, a partir daí, em específico à canção popular compreendida como gênero artístico de significativa presença no Brasil, esta dissertação tem por objetivo refletir e compreender a apropriação da forma milonga no interior das obras de dois expressivos cancionistas brasileiros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
48. Da bossa nova à tropicália : a relação entre memória e atualidade a partir do estudo discursivo da canção Procissão, de Gilberto Gil
Este trabalho versa, principalmente, sobre a relação entre memória e atualidade, através do estudo de três dos principais gêneros musicais desenvolvidos no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970: Bossa Nova, canção de protesto e Tropicália. Para tanto, acionamos algumas noções fundamentais da Análise do Discurso francesa, como formação discurs
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012