Musica Popular Brasil 1964 1985
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
2. Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
No trabalho apresentado pretendeu-se comprovar que as canções analisadas dos compositores Geraldo Vandré, Sérgio Ricardo e Raul seixas podem ser entendidas como canção-panfleto uma vez que tais composições apresentam argumentos políticos e sociais, na tentativa de conscientização do ouvinte. As canções representariam, ainda, a visão de mundo ar
Publicado em: 2010
-
3. A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário. / The Brazilian popular music as a repository for protests against militar dictatorship: the metaphors full of voices against the autoritarian regime.
The Brazilian musical movement known as MPB (Música Popular Brasileira Brazilian Popular Music) has had a fundamental role in getting across messages against the oppressive political system which prevailed in Brazil between the years of 1964 and 1985. During this period, any kind of manifestation against the military regime was considered subversive and its
Publicado em: 2007
-
4. As mulheres de Chico Buarque: análise da complexidade discursiva de canções produzidas no período da ditadura militar
Este trabalho identifica e analisa as marcas e estratégias discursivas utilizadas por Chico Buarque em canções produzidas no período da ditadura militar para burlar os censores e continuar conscientizando seu público. O ponto de partida é a hipótese de que as canções populares produzidas durante o Regime Militar veiculam um discurso específico de c
Publicado em: 2006