Musica Para Percussao
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. ESPÍRITOS COMPOSITORES E INSTRUMENTISTAS: A MÚSICA NA UMBANDA
RESUMO A umbanda é uma religião de possessão em que espíritos são venerados, incorporados e desincorporados em meio a música, geralmente composta pelo som do atabaque (instrumento de percussão) e pelo canto. Conhecidas como pontos-cantados, as canções rituais estão presentes no culto e na vida cotidiana dos médiuns, contudo pouco se sabe sobre a c
Psicol. Estud.. Publicado em: 10/06/2019
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2. Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais
Este artigo, Parte 1 do mesmo estudo, mostra como foi realizado um tratamento descritivo, através de uma análise percentual, dos dados experimentais obtidos ao observar a influência do gesto corporal sobre as sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um trecho musical em percussão. Dentro da complexa relação estabelecida entre o percussio
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. Sinos: Física e música fundidas em bronze
Os sinos são instrumentos de percussão, da família dos idiófonos. São dispositivos de produção de som apenas aparentemente simples. O seu corpo é constituído de uma liga metálica chamada bronze, que é uma combinação de cobre e estanho em proporções que podem sofrer ligeiras variações. No interior do sino encontra-se o badalo - um pêndulo
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2015-06
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4. Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam mú
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2015-03
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5. Três perspectivas gestuais para uma performance percussiva: técnica, interpretativa e expressiva
Esse artigo¹ propõe uma reflexão sobre a atuação do intérprete percussionista em função dos gestos que o mesmo poderá aplicar sobre uma performance musical. Para uma construção performativa, que acreditamos poder auxiliar na transmissão do conteúdo musical de uma obra, selecionamos três ações gestuais: técnica (relativa aos movimentos corpor
Per musi. Publicado em: 2013-06
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6. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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7. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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8. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
This dissertation discusses the work Festspielmusik (2003) for two pianos and percussion written by Brazilian composers Ronaldo Miranda (1948). A historical contextualization provided the information pertinent survey of Ronaldo Mirandas trajectories vital and compositional. The article discusses the analogy between the mechanism of the piano (struck string i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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9. Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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10. ExpressÃo musical e musicalizaÃÃo atravÃs de prÃticas percussivas coletivas na Universidade Federal do CearÃ. / Music expression and music education through percussion collective practices at the Federal University of CearÃ.
O presente trabalho tem como propÃsito narrar a trajetÃria de desenvolvimento de prÃticas musicais percussivas coletivas entendidas como movimento artÃstico e de educaÃÃo musical na Universidade Federal do CearÃ, buscando saberes, expressÃes musicais e estratÃgias de ensino e aprendizagem de grupos e sujeitos envolvidos com a mÃsica percussiva. Bus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2011
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11. Logomúsica: a criação de um novo approach musicoterápico como veículo na promoção da saúde mental / Logomusic: the creation of a new music therapy approach as tool in the promotion of mental health
Esta pesquisa teve por objetivo a criação de um novo approach musicoterápico inspirado na logoterapia como veículo na promoção da saúde mental. Deste encontro e diálogo entre a logoterapia e as práticas musicoterápicas de base existencial-humanista e cultural, em um contexto de intervenção e pesquisa, nasceu a logomúsica, abordagem musicoterápi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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12. La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vário
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06