Musica Para Clarinete
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Direcionalidade em duas melodias do século XX: Syrinx, de Claude Debussy e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky
O presente trabalho analisa a estruturação melódica das peças Syrinx, de Claude Debussy, e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky, em busca dos procedimentos geradores de direcionalidade no discurso. Para tal, foram considerados aspectos como dinâmica, estrutura rítmica, composição intervalar e movimento no registro. Ao f
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
2. Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
3. Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete / Historically oriented aspects of the performance of eighteenth-century repertoire for clarinet
Este trabalho tem por objetivo oferecer, em uma visão contextual, subsídios para a interpretação da música clássica para clarinetistas modernos. O trabalho apresenta, inicialmente, as transformações organológicas pelas quais o clarinete passou, desde sua criação, no final do século XVII, até o final do século XVIII, quando o instrumento atinge
Publicado em: 2010
-
4. Centricidade e forma em três movimentos para clarinete e orquestra.
This work aims at providing an overview on the subject of centricity, illustrating several concepts, processes, mechanisms and materials involved in pitch class prioritization which is not well explained by tonal or serial analytical techniques, and refers to a large repertoire which includes works by composers as stylistically diverse as Richard Strauss, Ba
Publicado em: 2009
-
5. Frevos para clarinete: uma historia de resistencia a cada passo.
No intuito de coletar dados para esta pesquisa, conduzimos uma busca por meio de gravações, partituras, artigos, revistas e livros, além de entrevistas, sendo enfim selecionado um repertório de frevos para clarineta solo. Após o levantamento de um repertório de frevos para clarineta solo, observamos a necessidade de direcionar uma investigação sob um
Publicado em: 2008
-
6. Polyakanthos : processos composicionais
Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo; A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico; K'uei, peça eletroacústica; e Pampa Guarany, para
Publicado em: 2007
-
7. "Dialogue de L Ombre Double", de Pierre Boulez : abordagens interpretativas / "Dialogue de L Ombre Double", by Pierre Boulez: interpretative approaches."
The fundamental intention of the present work is the musical realization of the oeuvre "Dialogue de L Ombre Double", from Pierre Boulez, composed for live solo clarinet, together with pre-recorded clarinet and Live Electronics. The project relates the investigation of the process that the performer goes through in order to master the technical resources dema
Publicado em: 2006
-
8. Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e te
Publicado em: 2005