Musica E Teatro
Mostrando 1-12 de 114 artigos, teses e dissertações.
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1. Os elos do modernismo: raça, música e política no palco do Theatro Municipal
RESUMO O filme AmarElo: É Tudo Pra Ontem entrelaça cenas do concerto realizado pelo rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em novembro de 2019 com uma narrativa histórica que transforma o teatro em um “elo” entre o movimento modernista, a música negra e a militância política negra. A exemplo do filme, este artigo aborda o Theatro Municip
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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2. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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3. A PLACE OF SEEING: PEOPLE’S PALACE PROJECTS AND THE CITY OF RIO DE JANEIRO
RESUMO Desde 2002, o Rio de Janeiro é um lugar de onde a People’s Palace Projects (PPP) contempla o mundo. Criada em 1997, a PPP é um centro de pesquisa e uma organização artística profissional que tem como objetivo explorar como as artes podem responder a crises sociais urgentes e combater a injustiça social. Neste artigo, o diretor artístico da PP
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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4. Das artes visuais ao “multidisciplinar” em 1986: uma feira artística na Argentina pós-ditadura
Neste artigo, analisam-se as características da terceira edição da feira El Arte en Córdoba, realizada na homônima cidade argentina no ano de 1986. A reconstrução desse episódio implicou o trabalho com fontes escritas, orais e visuais, conformando um arquivo de documentos até o presente inexistentes. Dita feira foi uma experiência significativa, re
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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5. A educação estética dos trabalhadores nas páginas do jornal Il Grido del Popolo (Piemonte, Itália, 1892-1905).
RESUMO O artigo foca nas diferentes iniciativas para a educação estética dos trabalhadores do Piemonte entre o final do séc. XIX e os primeiros anos do séc. XX, tendo como fonte privilegiada a série do semanário Il Grido del Popolo, de orientação socialista, publicado pelos trabalhadores tipógrafos daquela região da Itália. No ideário ali expres
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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6. MACHADO MUSICAL: NOTAS SOBRE MÚSICA E ESCRITA
Resumo O presente estudo tem como objeto a influência da ópera e da música no método de composição do escritor. Para tanto, examina motivos ligados à música que serão desenvolvidos nos romances. Ao fim, propõe encontrar na ficção a encenação de uma cidade-teatro, na tradição barroca do grande teatro do mundo.Abstract This study addresses the
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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7. Música e teatro em Machado de Assis
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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8. Show Opinião: quando a MPB entra em cena (1964-1965)
Resumo Produzido em meados dos anos 1960 por integrantes do extinto CPC da UNE, o Show Opinião pode ser considerado, a um só tempo, síntese e dissonância de aspectos importantes do campo cultural que estiveram em destaque no contexto pré e pós-golpe de 1964. Nesse artigo, nossa intenção é mapear a inserção de elementos da cultura popular, através
História. Publicado em: 03/12/2018
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9. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
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10. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16
Resumo: Para contextualizar e problematizar a formação docente em Arte mediante a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que institui a obrigatoriedade da música, da dança, do teatro e das artes visuais na educação básica e exige formação específica, serão apresentados dados coletados pelo projeto em rede Observatório da Formação de Professores
Educ. Real.. Publicado em: 09/04/2018
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11. Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour... Paisagens sonoras, imaginário polinésio e o processo composicional de Gilberto Mendes
Resumo Na obra de Gilberto Mendes (1922-2016) verifica-se uma prática incessante de interfaces com as linguagens do cinema, da literatura, do teatro, da publicidade, dentre outros. A Polinésia em sua representação hollywoodiana da década de 1930 é tema frequente. Este cenário é construído, com base em elementos presentes no código musical, provenie
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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12. A Cidade barroca na Europa e América Ibérica
Existem ou existiram cidades barrocas? Essa é questão basilar que o presente livro pretende responder. Para isso, o autor desenvolve uma investigação que tem como fundamento a averiguação da hipótese que assegura que o mesmo espírito que tomaria de assalto o mundo ocidental em todo o século XVII e na maior parte do século XVIII, contaminando a arte, a arquitetura, a literatura, a música, o teatro, teria igualmente alcançado a configuração visiva das cidades. Apontando para a atualidade do estudo crítico da História da Arquitetura, constrói-se a narrativa passando pelo sentido da “Urbanística Barroca”, na França e em Roma, e, posteriormente, frente às grandes contribuições dos mestres do Barroco italiano, discutindo o fenômeno da cidade barroca através da leitura do espaço e suas relações com os monumentos que compõem o drama barroco. O trabalho também aborda de maneira diferenciada como o fenômeno da cidade barroca se manifestou na produção da cidade brasileira setecentista, analisando particularmente Ouro Preto e, na América Hispânica, a cidade de Cusco, com todas as suas similaridades e diversidades.
Autor(es): Baeta, Rodrigo Espinha
EDUFBA. Publicado em: 2017