Musica Do Seculo Xx
Mostrando 1-12 de 157 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
-
2. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
-
3. COMPOSIÇÕES ENFERMAS - DOENÇA, CRÍTICA E MÚSICA EM THOMAS MANN
RESUMO Nas obras de Thomas Mann, a doença não se coloca como um elemento simples do entrecho, mas sim como uma parte central da evolução da trama, especialmente no desenvolvimento dos personagens. No entanto, em suas obras, as figurações da saúde e da doença não são fixas, e, portanto, faz-se necessário buscar um núcleo de sentido a essas noçõe
Kriterion. Publicado em: 2018-01
-
4. A floresta geométrica de Paul Claudel: fronteira entre dois mundos.
resumo O artigo parte da análise do balé O homem e seu desejo, criado por Paul Claudel (poema plástico), Darius Milhaud (música) e Audrey Parr (cenografia e figurino) quando estavam no Rio de Janeiro entre 1917 e 1918. A ideia básica é pensar essa obra como parte integrante dos diálogos interculturais que fundam a modernidade global do início do séc
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
5. Música de Feitiçaria no Brasil
Resumo “Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
-
6. Um paradoxo entre o existir e o resistir: a moda de viola através dos tempos
RESUMO A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, se aproximando enquanto gênero narrativo das antigas lendas medievais e dos romances de cavalaria ibéricos renascentistas, sendo ainda afluente da cultura moura. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que, ao transmitirem valores pedagógicos,
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
7. Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche
Resumo O artigo pretende analisar a relação entre canção popular e música dionisíaca, partindo das considerações metafísicas e musicológicas de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Trata-se de apresentar os argumentos de Nietzsche no que tange à importância da canção popular no desenvolvimento das artes gregas que culminariam na tragédia. M
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
-
8. GENEALOGIA, TRANSMISSÃO E MEMÓRIA EM BAD GIRL, DE NANCY HUSTON
Resumo À pergunta: “quais são os fatores improváveis que transformam uma criança nascida no Oeste do Canadá, no meio do século XX, em romancista e ensaísta bilíngue e parisiense?”, Nancy Huston responde quando conta em Bad girl (2014), sob a forma inédita de uma “autobiografia intra-uterina”, o romance de sua vida, fazendo ao mesmo tempo des
Alea. Publicado em: 2016-12
-
9. Métodos pioneiros de ensino musical no Brasil: críticas, lutas e rivalidades
Resumo No final do século XIX e início do século XX, transformações políticas e sociais marcaram o Brasil: abolição, imigração, República, reformas urbanas. Um dos motes destas reformas era a educação. A educação elevaria o Brasil à nação civilizada. Na educação, a música se apresentava como importante e até essencial. O ensino musical
Per musi. Publicado em: 2016-08
-
10. Dinheiro e música popular: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos
Resumo A primeira metade do século XX foi um período marcado por uma intensa construção de identidades nacionais no Brasil e nos Estados Unidos. A música popular desses dois países, especialmente o samba e os blues, reflete esses processos. Um dos temas centrais nas canções da época é o dinheiro e o modo como ele permeia o cotidiano.
Horiz. antropol.. Publicado em: 2016-06
-
11. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folclorista
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
-
12. A Música instrumental descritiva de Judith Weir
Resumo Este artigo discute técnicas descritivas abstratas da compositora inglesa Judith Weir em duas composições instrumentais: Distance and Enchantment [Distância e encantamento] para quartet com piano, de 1988, e Musicians Wrestle Everywhere [Músicos lutam em todo lugar], para dez instrumentos, de 1994. Canções folclóricas e locais mencionados e de
Per musi. Publicado em: 2016-04