Musica De Camara Brasileira
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
2. "A Carolina", soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares
Resumo Este artigo trata da abordagem do soneto "A Carolina", de Machado de Assis, pelo compositor Hostílio Soares, que o musicou em uma canção para canto e piano. Aspectos composicionais e históricos envolvendo essa composição serão abordados. Serão observados, ainda, apontamentos sobre a relação texto-música presente nessa composição. O objeti
Machado Assis Linha. Publicado em: 2016-08
-
3. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apre
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
-
4. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
-
5. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
-
6. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
This dissertation discusses the work Festspielmusik (2003) for two pianos and percussion written by Brazilian composers Ronaldo Miranda (1948). A historical contextualization provided the information pertinent survey of Ronaldo Mirandas trajectories vital and compositional. The article discusses the analogy between the mechanism of the piano (struck string i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
-
7. Maria Sylvia Pinto: dos traços biográficos à sua importância para a canção de câmara brasileira
O presente artigo apresenta traços biográficos da cantora, professora e folclorista Maria Sylvia Pinto. A pesquisa sobre Maria Sylvia Pinto integra dissertação de mestrado defendida pelo autor onde são analisadas canções da compositora Helza Camêu reunidas sobre o nome O Livro de Maria Sylvia. Apesar de ser uma "imortal", pois era membro da Academia
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
8. Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara de José Siqueira: um processo de edição, análise e redução para piano e contrabaixo
Este trabalho busca contribuir para a valorização da música brasileira para contrabaixo, tendo como foco principal o Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara do compositor José Siqueira. Consiste em um conjunto de estudos que funcionam como auxílio na construção da performance desta obra. Organizamos em três capítulos, sendo o primeiro, um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2011
-
9. A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado / A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado
In order to contribute to a still scarce bibliography of works that involve the edition of scores, this paper presents a critical and revised music edition of the last nine nocturnes for piano composer Almeida Prado, from its original manuscripts. An edited score facilitates the reading of the performer and contributes to the dissemination of those works. Th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
10. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
11. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
-
12. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011