Musica Da Renascenca
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas mui
Per musi. Publicado em: 2015-06
-
2. Tradução comentada da primeira parte do tratado A plaine and easie introduction to practicall musicke (1597) de Thomas Morley / A commented translation of the first part of A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke\" (1597) by Thomas Morley.
Este trabalho contempla a teoria e prática da música inglesa do final do século XVI e início do XVII. Seu objetivo central é oferecer uma tradução comentada da primeira parte do tratado A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke\" (1597) de Thomas Morley, amparada por notas explicativas e críticas que tratam dos problemas referentes à ter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2012
-
3. Silvestro Ganassi : obra intitulada Fontegara : um estudo sistemático do tratado abordando aspectos da técnica da flauta doce e da música instrumental do Século XVI / Silvestro Ganassi : Opera intitulata Fontegara : a systematic study of the treatise with commentaries on recorder technique and sixteenth century instrumental music
This work consists in a study and a translation of the treatise Opera Intitulata Fontegara, written by Silvestro Ganassi dal Fontego, player of the Most Illustrious Signoria of Venice. This treatise is the first complete and detailed work about recorder technique and the art of diminution. It was printed by the author himself in 1535 and dedicated to Andrea
Publicado em: 2010
-
4. O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros / The conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirs
Com o objetivo de prover material de pesquisa capaz de auxiliar o regente coral em sua função de preparador vocal, o presente trabalho é um amplo estudo sobre técnica vocal e práticas interpretativas no âmbito da música coral. Trata-se de um trabalho direcionado a regentes que atuam à frente de coros mistos adultos, de natureza amadora e formação d
Publicado em: 2009