Musica Brasileira Para Piano
Mostrando 1-12 de 59 artigos, teses e dissertações.
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1. "A Carolina", soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares
Resumo Este artigo trata da abordagem do soneto "A Carolina", de Machado de Assis, pelo compositor Hostílio Soares, que o musicou em uma canção para canto e piano. Aspectos composicionais e históricos envolvendo essa composição serão abordados. Serão observados, ainda, apontamentos sobre a relação texto-música presente nessa composição. O objeti
Machado Assis Linha. Publicado em: 2016-08
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2. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa
Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais �
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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4. O caos organizado de Egberto Gismonti em Frevo: improvisação e desenvolvimento temático
Estudo analítico sobre as práticas composicionais e improvisatórias de Egberto Gismonti na sua música Frevo para piano, especialmente na interseção entre os procedimentos de desenvolvimento temático e improvisação. A partir da versão gravada no disco Alma (GISMONTI,1987a), cuja transcrição foi realizada pelos autores do presente artigo e publicad
Per musi. Publicado em: 2013-12
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5. Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano
Estudo sobre aspectos do tratamento pianístico do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano em Cristal, registrada no álbum Solo Brasileiro, de 1994. Uma análise da conjunção entre "estruturas musicais afro-brasileiras" (OLIVEIRA PINTO, 2001) e a abordagem textural da escrita pianística revela uma síntese ou estilização da formação instrumental
Per musi. Publicado em: 2013-12
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6. De como La Llorona se tornou um Miserere de Willy Corrêa de Oliveira
Em nossa pesquisa sobre o ciclo de peças para piano Miserere, de Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) discutimos uma série de procedimentos composicionais pertinentes a essa obra e à produção do compositor em geral, a saber: a metalinguagem, a relação com as artes plásticas, a condensação de ideias, a superposição de citações à maneira d
Per musi. Publicado em: 2013-06
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7. O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
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8. Babi de Oliveira: recortes da vida, da obra e catalogação de suas composições para canto e piano
Brazil is a country known for its cultural diversity, vastness and regional differences, specifically its music. Thus, preserving our heritage becomes a priority so as not to neglect our heritage. Given the variety of Brazilian composers research is fundamental to evaluate and maintain the musical heritage of our country. The research will focus on analyzing
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
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9. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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10. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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11. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
This dissertation discusses the work Festspielmusik (2003) for two pianos and percussion written by Brazilian composers Ronaldo Miranda (1948). A historical contextualization provided the information pertinent survey of Ronaldo Mirandas trajectories vital and compositional. The article discusses the analogy between the mechanism of the piano (struck string i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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12. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012