Museus De Arte Moderna
Mostrando 13-24 de 32 artigos, teses e dissertações.
-
13. Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com
Publicado em: 2010
-
14. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
15. As aprendizagens do público com deficiência visual: uma experiência de diálogo com a arte contemporânea
O objeto deste estudo é a análise de uma experiência de pesquisa com público com deficiência visual e sua inclusão por meio da arte contemporânea, com foco nas aprendizagens realizadas pelos estudantes. Foram, para tanto, coletados e analisados dados a partir da Oficina de Arte: reflexões contemporâneas, que contou com a participação de oito pesso
Publicado em: 2010
-
16. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
-
17. O MAM visto pelos professores: marcas de distinção
The theme of this work, the relationship between the museum and the school, emerges from the fact that the museum offers education and the school absorbs such an offer. The problem of the proposed research branches from the sociologist Pierre Bourdieus investigations on the relationships among the cultural capital, the geographical location and the access to
Publicado em: 2010
-
18. A gente chega e se apropria do espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre
Este estudo problematiza práticas culturais de tribos de jovens grafiteiros e pichadores em espaços urbanos de Porto Alegre – RS, entre os anos de 2008 e 2009. Tem como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais, da Cultura Visual e busca ferramentas metodológicas da etnografia pós-moderna. O corpus da pesquisa foi construído a partir de fotog
Publicado em: 2010
-
19. The art museums in modern Brazil : the collection between the formation and the preservation / Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
O objetivo desta pesquisa é o estudo das relações que existiram entre a formação e a preservação dos acervos dos primeiros museus de arte brasileiros que incorporaram obras de arte modernas - o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeir
Publicado em: 2009
-
20. Art education at the museum : a study of the educational sectors of the Art Gallery and de Museum of Modern Art in São Paulo, Brazil / Arte-educação no museu : um estudo dos setores educativos da Pinacoteca e do Museu de Arte Moderna de São Paulo
O presente trabalho apresenta um panorama das ações do setor educativo da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Os documentos históricos das instituições pesquisadas e as concepções teóricas de propostas do ensino da arte em instituições museológicas, nos diferentes períodos históricos, constituíram a base da pesquisa.
Publicado em: 2009
-
21. O pluralismo pós-utópico da arte
Em meados dos anos 1980, alguns autores, entre eles Arthur Danto, defenderam ideias que convergiam para a proclamação do fim da arte. Esse período histórico coincidia com a explosão dos estilos pós-modernos nas artes e com os debates filosóficos e culturais da pós-modernidade. Por "fim da arte" os autores pretendiam sinalizar que, nos anos 1960, uma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
-
22. O Problema dos museus
Neste texto, publicado pela primeira vez em 1931, o poeta e escritor Paul Valéry (1871-1945) deixa entrever seu sentimento ambíguo em face da modernidade, sentimento admiravelmente revelado no relato melancólico que faz de uma visita às galerias povoadas de "solidões céreas" do Museu do Louvre. Para Valéry, o museu é um reduto de "visões mortas", ma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2008-12
-
23. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970
Este ensaio visa sistematizar os primeiros resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre o processo de legitimação da fotografia pelo sistema de arte no Brasil, cujo foco principal é o museu. Os museus de arte da cidade de São Paulo foram escolhidos para dar início a essa investigação. Primeiramente, será abordada, em linhas gerais, a presença d
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2008-12
-
24. MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MASP Museu de Arte de São Paulo : paradigmas brasileiros na arquitetura de museus
Este trabalho analisa a arquitetura do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - e MASP - Museu de Arte de São Paulo - a partir do estudo da história da arquitetura dos museus desde a sua fundação no século XVIII e da análise dos condicionantes que distinguem e particularizam esses edifícios. A moderna arquitetura brasileira, geradora dos princ�
Publicado em: 2007